Goiás Campeão Goiano 1976

O Goiás conseguiu segurar a hegemonia estadual em 1976 e conquistou o quinto título na sua história, depois de uma campanha muito acirrada com seus rivais de capital e interior.

O torneio daquele ano manteve o regulamento simples das temporadas anteriores. Foram 12 participantes em dois turnos. O ganhador de cada fase se classificou para a final, independentemente da quantidade de equipes que chegassem lá. Goiás, Vila Nova, Atlético e Goiânia representaram a capital, enquanto Itumbiara, Goiatuba, Inhumas, Anápolis, Anapolina, Jataiense, Santa Helena e Rio Verde representaram o interior.

Na primeira fase, os esmeraldinos começaram a campanha com goleada por 4 a 1 sobre o Goiatuba em casa. Nas outras 11 partidas, o time conseguiu mais quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas. Essa inconstância fez com que o Goiás terminasse o turno na quinta colocação, com 14 pontos. Foram quatro pontos de distância para os líderes Goiânia e Atlético, que, empatados, se classificaram para a decisão.

Foi necessário melhorar o desempenho na segunda fase. Na estreia, o Goiás goleou o Inhumas por 6 a 0 em casa. A trajetória seguiu com mais oito vitórias, um empate e uma derrota nos 11 jogos restantes. Com 19 pontos, o time conseguiu a liderança isolada e se garantiu na final. Inclusive, o triunfo por 1 a 0 sobre o Vila Nova na última rodada evitou que a etapa decisiva fosse um quadrangular.

O Goianão de 1976 foi decidido em um triangular de turno único com Goiás, Goiânia e Atlético, com partidas no Serra Dourada. A abertura aconteceu entre esmeraldinos e rubro-negros. A vitória foi verde, pelo placar de 1 a 0. No segundo jogo, os alvinegros bateram o Atlético por 2 a 1 e encerraram com as chances de título dos derrotados.

Desta forma, Goiás e Goiânia lutaram pelo título pelo terceiro ano consecutivo. Era o desempate entre eles, pois o título foi alvinegro em 1974 e verde em 1975. E, com outra vitória por 1 a 0, o Esmeraldino levou o bicampeonato estadual.

A campanha do Goiás:
24 jogos | 16 vitórias | 5 empates | 3 derrotas | 47 gols marcados | 15 gols sofridos


Foto Arquivo/Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.