Atlético-MG Campeão Mineiro 1976

Depois de seis anos sem vencer, o Atlético-MG quebrou o domínio do rival Cruzeiro e garantiu o título mineiro em 1976. Foi uma conquista obtida com autoridade, invicto ao final da maratona de jogos.

O estadual foi disputado por 23 times. A primeira fase foi a Taça Minas Gerais, com 22 times divididos em dois grupos e em turno único. O melhor líder foi à decisão, enquanto o outro jogou a semifinal com o Cruzeiro (dispensado da etapa anterior pela presença na Libertadores). Na segunda fase, os 11 melhores e o Cruzeiro jogaram a Taça Governador do Estado, enquanto os outros 11 foram ao Torneio Paralelo. Ambos tiveram duas chaves e turno único. Os oito melhores da Taça Governador foram à terceira fase, em dois quadrangulares e partidas todos contra todos. Os dois melhores de cada grupo e os dois melhores do Torneio Paralelo disputaram o hexagonal que apontou os dois finalistas.

O regulamento foi difícil de entender, ao contrário da campanha do Galo. Na estreia da primeira fase, goleou o Democrata de Governador Valadares por 5 a 1. Após, venceu os nove jogos seguintes e passou à final com 20 pontos na liderança. O título da Taça Minas Gerais veio com vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, que havia derrotado o Uberaba na semifinal.

Na segunda fase, o Atlético jogou no grupo B. Começou goleando o Nacional de Uberaba por 8 a 0. Depois, ganhou as outras quatro partidas e voltou a ser líder, com dez pontos. Na decisão da Taça Governador, o Galo bateu a Caldense ao vencer a ida por 2 a 1 e empatar a volta por 0 a 0.

O Atlético ficou no grupo B da terceira fase, estreando com vitória por 2 a 0 sobre o Guaxupé. Nas outras seis partidas, o time venceu três e empatou três, passando ao hexagonal seguinte como líder da chave, com 11 pontos. O hexagonal começou com o Galo fazendo 1 a 0 no Guarani de Divinópolis. Depois, se classificou à final com uma rodada de antecedência ao vencer mais dois jogos e empatar um, somando sete pontos, assim como Cruzeiro. A última rodada até foi cancelada.

O Galo foi à decisão estadual contra o Cruzeiro, mas a disputa do Brasileirão empurrou os confrontos de agosto de 1976 para março e abril de 1977. No Mineirão, o Atlético venceu as duas partidas por 2 a 0 e recuperou o título, sendo este o 24º do clube.

A campanha do Atlético-MG:
31 jogos | 26 vitórias | 5 empates | 0 derrotas | 81 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Célio Apolinário/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.