Oito, e nada mais. Em 1976, o Internacional atingiu o octa gaúcho, a maior sequência de título para um mesmo clube no Rio Grande do Sul, superando o hepta do Grêmio, obtido imediatamente antes, em 1968. E tal como aconteceu em 1975, foi uma conquista que abriu caminho para o título brasileiro.
O Gauchão do auge teve 32 participantes. Destes, 30 começaram na primeira fase, divididos em seis grupos. Os três melhores de cada chave se juntaram à Inter e Grêmio na segunda fase, que foi disputada em grupo e turno únicos. O melhor time da segunda fase tinha vaga garantida na final, enquanto os quatro melhores avançaram para a terceira e quarta fases, jogadas em quadrangulares de turno único. O vencedor de cada quadrangular também passou à decisão.
O Colorado já mostrou suas armas na estreia, ao fazer 5 a 1 no São Luiz em Porto Alegre. O time ficou invicto durante os 19 jogos da segunda fase, com mais 16 vitórias e dois empates nas partidas seguintes. O ponto alto aconteceu na 10ª rodada, quando aplicou 14 a 0 no Ferrocarril de Uruguaiana, no que foi a maior goleada da história do Campeonato Gaúcho. O Inter somou 36 pontos, empatado com o Grêmio mas com uma vitória a menos. No Grenal de desempate, acabou derrotado por 2 a 0 no Olímpico. Além da dupla, Caxias e Esportivo se classificaram.
No quadrangular da terceira fase, o Colorado bateu o Esportivo por 3 a 0, o Caxias por 4 a 2 e o Grêmio por 1 a 0, todos no Beira-Rio, conquistando seis pontos e a vaga na final. Na quarta fase, o Inter voltou a vencer o Esportivo por 2 a 0 e o Caxias por 1 a 0, além de empatar por 1 a 1 o Grêmio, desta vez fora de casa, conseguindo cinco pontos e nova liderança. Com isso, o Colorado foi à final estadual com vantagem sobre o maior rival.
Cada fase valia um ponto para a decisão, e o Internacional chegou nela com dois. O campeão gaúcho seria quem chegasse primeiro a quatro pontos. Assim, bastou vencer o Grêmio por 2 a 0 no Beira-Rio para o Colorado ser octa e vencer o 24º estadual logo na primeira partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.