Ceará Campeão da Copa do Nordeste 2023

Entre idas e vindas, a Copa do Nordeste está com quase 30 anos de idade. Em 2023, a competição que mobilizou 16 clubes e nove Estados na fase quente chegou a 20 edições. Juntando com a fase preliminar, o número de times salta para 28. O regulamento dos grupos foi o mesmo implantado desde 2019, com duas chaves cruzadas em turno único.

Dono de duas taças até então, o Ceará já estava sem vencer o Nordestão desde 2020. Mas com uma ótima campanha, chegou lá e agora é tricampeão. No grupo B, porém, estreou com derrota por 3 a 0 para o rival Ferroviário, no Presidente Vargas. A primeira vitória veio já no segundo jogo, por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, também no PV.

Dali para a frente, o Vozão administrou bem o seu desempenho. Venceu o Sport em casa por 3 a 2, empatou com o CRB fora por 1 a 1, goleou o Fluminense-PI fora por 5 a 2, venceu o Clássico-Rei contra o Fortaleza por 2 a 0, perdeu para o Vitória em Salvador por 2 a 0 e ganhou do Atlético Alagoinhas no Castelão por 3 a 1. No fim, o Ceará ficou na liderança de seu grupo, com 16 pontos.

Nas quartas de final, o alvinegro enfrentou o Sergipe, quarto colocado da chave B. Em partida única no Castelão, venceu por 3 a 1. Na semifinal, encarou novamente o Fortaleza. Num jogo movimentado no Castelão, o Vozão fez 3 a 2 e se classificou para a decisão.

A final da Copa do Nordeste foi entre Sport e Ceará. No mata-mata, os pernambucanos eliminaram CRB e ABC. A ida foi disputada no Castelão, na capital cearense, e o alvinegro saiu vencedor por 2 a 1, gols de Guilherme Castilho e Vitor Gabriel. A volta foi na Ilha do Retiro, em Fortaleza. Fora de casa, o Vozão teve de sofrer nos 90 minutos.

Acabou derrotado por 1 a 0, numa atuação que poderia ter custado o título. Nos pênaltis, todavia, os cearenses se redimiram. O goleiro Richard defendeu duas cobranças, enquanto quatro das cinco cobranças do Ceará foram para a rede. Erick foi o responsável pela última batida, e o título veio com a vitória por 4 a 2.

A campanha do Ceará:
12 jogos | 8 vitórias | 1 empate | 3 derrotas | 24 gols marcados | 16 gols sofridos


Foto Rafael Ribeiro/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!