Mostrando postagens com marcador União São João. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador União São João. Mostrar todas as postagens

União São João Campeão Brasileiro Série C 1988

Depois do mundo confuso que foi o futebol brasileiro em 1987, houve uma nova reorganização para 1988. CBF e Clube dos 13 fizeram as pazes e montaram uma primeira divisão com 24 clubes e uma novidade: rebaixamento e acesso entre divisões. Logo abaixo do Campeonato Brasileiro, outros 24 times formaram a segunda divisão. E mais abaixo, 43 equipes fizeram parte da terceira divisão.

Era a terceira tentativa de um campeonato nacional no terceiro nível, mas a primeira com ligação direta com a divisão de cima. O campeão viria do interior paulista. Um clube jovem de Araras, com apenas sete anos de fundação, mas já integrante da elite do futebol de São Paulo.

Fundado em 1981, o União São João conseguiu a vaga na Série C de 1988 através de boa campanha no estadual. Todos os times da competição ficaram divididos em grupos regionalizados. O União ficou no grupo 9, ao lado Mogi Mirim, Fabril e Esportivo de Passos (ambos de MG). A estreia do Verdão foi no interior mineiro, com vitória por 1 a 0 sobre o Esportivo.

Na sequência, venceu dois jogos no Hermínio Ometto, 2 a 0 sobre o Fabril e 3 a 1 sobre o Mogi Mirim. No returno, a derrota para por 1 a 0 para o Fabril em Minas Gerais foi suplantada pela vitória por 1 a 0 sobre o Esportivo em Araras, o que classificou o União antecipadamente. Na última rodada, empatou sem gols com o Mogi Mirim e perdeu na disputa de pênaltis (a regra insólita valia para as três divisões). 

A Ararinha ficou na liderança do grupo com 13 pontos. Na segunda fase, o União ficou no grupo 5, com Brusque, Blumenau e Santo André. Começou fora de casa com empate por 1 a 1 e vitória nos pênaltis contra o Santo André. Depois, venceu por 1 a 0 o Blumenau fora de casa, fez 4 a 0 o Brusque em casa, perdeu por 2 a 1 para o Blumenau em Araras, e levou 2 a 0 do Brusque fora de casa.

A classificação veio só na rodada final, com vitória por 1 a 0 sobre o Santo André no Herminião. O União fez os mesmos 11 pontos, oito gols e saldo três do rival paulista, mas ficou na primeira posição pelo confronto direto.

Na terceira fase, o Verdão dividiu o grupo 2 com Marcílio Dias e Tiradentes (DF). Estreou com 0 a 0 e derrota nos pênaltis para o Tiradentes em Brasília. Depois, venceu por 1 a 0 o Marcílio Dias e por 3 a 1 o Tiradentes, ambos em casa. O União ainda perdeu para o Marcílio por 2 a 1 em Itajaí e precisou secar o adversário candango na rodada de folga, a última. Eles perderam pelo mesmo placar e no mesmo lugar. O time de Araras se classificou para a final com sete pontos.

A decisão foi um reencontro com o Esportivo de Passos. A ida foi em Minas Gerais, e o União empatou por 1 a 1, sofrendo o gol no segundo tempo. A volta foi no Hermínio Ometto, com a Ararinha marcando dois gols, de Kel e Odair. O empate adversário veio nos minutos finais, mas a melhor campanha garantia o título uniense. Depois desse 2 a 2, o União São João comemorou o título da Série C de 1988, maior conquista do clube até 1996, quando veio o título da Série B.

A campanha do União São João:
18 jogos | 10 vitórias | 2 empates | 6 derrotas | 23 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Arquivo/União São João

União São João Campeão Brasileiro Série B 1996

Em 1996, disputar a Série B do Campeonato Brasileiro era um desafio hercúleo. A estrutura era precária e as condições financeiras eram escassas. O reflexo disso foi a desistência de cinco clubes por falta de verbas. O Barra do Garças abriu mão de sua vaga ainda no fim de 1995, permitindo à Ponte Preta herdar o lugar. Na virada do ano, Bangu, Ferroviária, Novorizontino e América-SP também pularam fora do barco. Para preencher as lacunas, foram convidados Gama, ABC, Atlético-GO e Joinville, os melhores da Série C de 1995, atrás de XV de Piracicaba e Volta Redonda, que já haviam subido por direito.

Para completar o cenário, o América-MG terminou de cumprir uma suspensão de duas temporadas fora de competições nacionais e retomou seu posto. Com isso, 25 equipes iniciaram a disputa pelas duas cobiçadas vagas de acesso. Entre elas estava o União São João, recém-rebaixado da Série A e determinado a retornar imediatamente à elite.

Na primeira fase, as equipes foram divididas em cinco grupos, com o União no Grupo C. Após oito jogos, o time acumulou quatro vitórias, um empate e três derrotas, somando 13 pontos e garantindo a classificação na vice-liderança, apenas um ponto atrás do XV de Piracicaba. Avançavam os três primeiros de cada grupo e o melhor quarto colocado geral.

Os 16 classificados iniciaram um mata-mata. Nas oitavas de final, a Ararinha enfrentou o Volta Redonda. Após um empate em 1 a 1 no Raulino de Oliveira, o União venceu no Hermínio Ometto por 3 a 0. Nas quartas de final, o duelo contra o Mogi Mirim foi dramático. O União São João perdeu em Araras por 1 a 0, mas devolveu o placar exato no interior paulista e venceu nos pênaltis por 3 a 1.

O União São João alcançou a fase decisiva ao lado de América-RN, Náutico e Londrina. O início da campanha foi com vitórias nos Aflitos por 2 a 1 sobre o Náutico e por 3 a 1 sobre o América em Araras. Na terceira rodada, o time buscou um empate em 1 a 1 com o Londrina no Estádio do Café. No reencontro com os paranaenses, agora no Hermínio Ometto, o União conquistou uma vitória de virada por 3 a 2. Na quinta rodada, contudo, a derrota por 2 a 1 para o América em Natal embolou a tabela.

Três equipes chegaram com chances de título na última rodada. Jogando em casa contra o Náutico, o União não podia se dar ao luxo de perder. Mas o tenso empate em 1 a 1, somado à derrota do América para o Londrina no Paraná, garantiu o troféu para o Verdão de Araras. O União São João fechou o quadrangular com 11 pontos, seguido pelo clube potiguar com nove e pelo pernambucano com oito.

A campanha do União São João:
18 jogos | 9 vitórias | 4 empates | 5 derrotas | 28 gols marcados | 21 gols sofridos


Foto André Ricardo/Placar