Mostrando postagens com marcador 2026. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 2026. Mostrar todas as postagens

Vitória Campeão da Copa do Nordeste 2026

Profundas mudanças marcaram a Copa do Nordeste de 2026, junto com a reformulação de calendário promovida pela CBF. A principal alteração foi a extinção da fase preliminar, deixando a competição com 20 clubes diretamente na fase de grupos, e dando ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027. Mas a polêmica do novo formato foi a decisão da CBF de colocar o torneio em paralelo com os torneios sul-americanos, excluindo quem disputava a Libertadores ou a Copa Sul-Americana. Isso tirou o então defensor do título, o Bahia, da disputa. O problema é que o clube caiu ainda na segunda fase da pré-Libertadores, ficando de fora de todas as competições.

Sob o novo formato, o Vitória se sagrou campeão pela quinta vez. Ou pela sexta, se for considerado o Torneio José Américo de Almeida Filho de 1976, sem reconhecimento pela CBF. De qualquer forma, eram 16 anos longe da taça, desde a conquista obtida em 2010. O regulamento da competição dividiu os 20 times em quatro grupos de cinco integrantes, em um formato onde as equipes do Grupo A enfrentavam as do Grupo B, e as do Grupo C duelavam contra as do Grupo D.

O Vitória iniciou sua trajetória no Grupo A, mas estreou com derrota por 2 a 1 para o Botafogo-PB no Barradão. A recuperação veio fora de casa, com a vitória por 4 a 2 sobre o CRB em Maceió. Nos outros três jogos, o Leão da Barra fez 4 a 1 no Juazeirense em casa, 3 a 1 no Piauí, também em Salvador, e empatou em 2 a 2 com o Confiança em Aracaju. Ao fim dessa etapa, o clube avançou na liderança da chave, somando dez pontos.

Nas quartas de final, disputada em jogo único no Barradão, o Vitória superou o Ceará por 1 a 0. Na semifinal, contra o ABC, o Leão abriu o confronto em Salvador e encaminhou a classificação ao golear por 6 a 2. Na volta, a equipe confirmou a vaga na final ao fazer 4 a 3 em Natal, na Arena das Dunas.

A decisão colocou o Vitória diante do Fortaleza, que passou por Confiança e Sport nas fases anteriores. Na ida, no Castelão, o Leão rubro-negro saiu perdendo, mas virou para 2 a 1 e abriu vantagem. Na volta, diante de um Barradão lotado, o Vitória voltou a largar atrás no placar, mas fez dois gols com Emmanuel Martínez e Renato Kayzer, selando outra virada para 2 a 1 e o título do Nordeste.

A campanha do Vitória:
10 jogos | 8 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 29 gols marcados | 15 gols sofridos


Foto Divulgação/Flickr oficial da Copa do Nordeste

Paysandu Campeão da Copa Verde 2026

A Copa Verde ganhou nova sobrevida em 2026. Juntamente com a reformulação do calendário nacional, a CBF substituiu o formato inteiramente em mata-mata e passou a colocar os 24 participantes em quatro grupos, dando ao campeão uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil de 2027. No entanto, a grande novidade foi a subdivisão das primeiras fases em dois torneios: a Copa Norte e a Copa Centro-Oeste, cada uma com 12 equipes. Na prática, os campeões de cada uma dessas regiões asseguraram suas vagas na final da Copa Verde. Além disso, a CBF passou a realizar os jogos em paralelo com os torneios sul-americanos, excluindo qualquer clube que estivesse participando das competições da Conmebol.

Quase tudo mudou na Copa Verde, menos o campeão. Pela sexta vez, sendo a terceira consecutiva, o Paysandu conquistou o título, reafirmando-se como o maior vencedor da competição. Pelo novo regulamento, os participantes se enfrentaram em turno único dentro de seus grupos na primeira fase.

O Paysandu iniciou sua caminhada no Grupo A da Copa Norte. Na estreia, o Papão fez 3 a 1 sobre o GAS, mandando o jogo no Estádio Modelão, em Castanhal. Depois, o clube perdeu duas fora de casa, por 1 a 0 para o Guaporé, em Rondônia, e uma goleada por 7 a 0 para o Nacional-AM, em Manaus. A recuperação bicolor veio nas vitórias por 2 a 1 sobre o Independência, na Curuzu, e por 3 a 0 sobre o Trem, no Amapá. O clube se classificou para o mata-mata na vice-liderança da chave, com nove pontos.

Nas quartas de final, em jogo único, o Paysandu bateu no Águia de Marabá, por 5 a 1 no Zinho de Oliveira, fora de casa. Na sequência, valendo o título da Copa Norte e a vaga na final da Copa Verde, a semifinal foi decidida no reencontro com o Nacional-AM. Na ida, o Papão fez 1 a 0 no Mangueirão. Na volta, no Carlos Zamith, em Manaus, novo triunfo por 4 a 2 deu o título nortista à equipe bicolor.

A final da Copa Verde reuniu o Paysandu contra o Anápolis, equipe que venceu a Copa Centro-Oeste após eliminar Vila Nova e Rio Branco-ES. Na partida de ida, no Jonas Duarte, o confronto terminou com derrota bicolor por 3 a 1. O ápice aconteceu no jogo de volta, onde o Papão fez a remontada e garantiu o hexa ao golear por 4 a 0, com gols de Kleiton Pego, Castro e dois de Ítalo Carvalho.

A campanha do Paysandu:
10 jogos | 7 vitórias | 0 empates | 3 derrotas | 23 gols marcados | 16 gols sofridos


Foto Jorge Luís Totti/Paysandu

Avaí Campeão da Copa Sul-Sudeste 2026

A Copa Sul-Sudeste nasceu como a grande novidade do futebol brasileiro, criada pela CBF dentro da reformulação do calendário em 2026. O torneio trouxe uma clara inspiração na antiga Copa Sul-Minas, com a inclusão de times de São Paulo e do Rio de Janeiro, reunindo 12 participantes e oferecendo ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027. A competição foi realizada em paralelo com os torneios continentais, excluindo qualquer clube que estivesse disputando a Libertadores ou a Copa Sul-Americana. Também houve uma desistência: o Internacional tinha direito de participar do novo torneio, mas abriu da sua vaga alegando prioridade sobre a Copa do Brasil e o Brasileirão. O Caxias herdou seu lugar.

Em meio a esse cenário, o Avaí e gravou seu nome na história como o primeiro vencedor da Copa Sul-Sudeste, assegurando um troféu regional inédito para a sua galeria e para o futebol de Santa Catarina. O regulamento da competição foi enxuto e dinâmico, dividindo os 12 times em dois grupos de seis, onde as equipes de uma chave enfrentavam os integrantes da outra.

O Avaí iniciou a campanha no Grupo B, contra os rivais do Grupo A. Na abertura, o Leão da Ilha perdeu por 3 a 2 para o Tombense em Minas Gerais. Depois, empatou em 2 a 2 com o Cianorte na Ressacada e levou 2 a 1 da Chapecoense em Chapecó. O início ruim foi compensado com três vitórias na segunda metade da primeira fase: 1 a 0 no Caxias em casa, 2 a 1 no Novorizontino fora, e 2 a 0 no Sampaio Corrêa-RJ na Ressacada. Após essa virada, o clube garantiu sua classificação na liderança de sua chave, com dez pontos.

Na semifinal, o Avaí teve pela frente o Volta Redonda, vice-líder do Grupo A. Na partida de ida, o placar foi de empate em 2 a 2 no Raulino de Oliveira, obrigando a equipe avaiana a decidir a vaga no segundo jogo. Na volta, o Leão fechou o serviço e se classificou para a decisão ao vencer por 2 a 0 em Florianópolis.

A final colocou frente a frente uma grande rivalidade entre a capital e o interior catarinense, onde o Avaí mediu forças contra a Chapecoense, equipe que eliminou o Novorizontino na semifinal. No jogo de ida, o Leão dominou totalmente o rival e venceu por 3 a 0 na Ressacada, com dois gols de Jean Lucas e um de Wallison. Na volta, o Avaí tentou resistir e a Chapecoense tentou a reação, devolvendo o placar de 3 a 0 e forçando a disputa de pênaltis. Porém, o Avaí foi mais eficiente e venceu por 5 a 4, entrando definitivamente para a história como o primeiro vencedor da Copa Sul-Sudeste.

A campanha do Avaí:
10 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 3 derrotas | 18 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Léo Piva/Mix Mídia

Paris Saint-Germain Campeão da Liga dos Campeões 2026

O Paris Saint-Germain alcançou o topo do futebol europeu ao vencer a Liga dos Campeões da UEFA pela segunda vez consecutiva. Após passar anos em busca de seu primeiro título continental, o clube tornou-se o primeiro da França a atingir duas conquistas. Em 2026, a competição consolidou seu formato de liga com 36 equipes na fase principal, dentre 82 que participaram desde as preliminares.

A campanha do PSG começou com uma vitória por 4 a 0 contra a Atalanta no Parc des Princes, seguida por um triunfo fora de casa por 2 a 1 sobre o Barcelona e uma goleada por 7 a 2 contra o Bayer Leverkusen, também como visitante. Na sequência, perdeu por 2 a 1 para o Bayern de Munique em casa, venceu o Tottenham por 5 a 3 em seus domínios, empatou sem gols com o Athletic Bilbao fora, perdeu por 2 a 1 para o Sporting em Portugal e encerrou a fase inicial com um empate em 1 a 1 diante do Newcastle na França. Les Rouge-et-Bleu somaram 14 pontos e terminaram na 11ª colocação, o que obrigou o clube a disputar a fase de play-off, anterior às oitavas de final, pelo segundo ano consecutivo.

No play-off, o Paris Saint-Germain enfrentou o Monaco, vencendo a ida no Estádio Louis II por 3 a 2 e garantindo a classificação com um empate por 2 a 2 no Parc des Princes. Nas oitavas de final, o adversário foi o Chelsea. A equipe francesa construiu a vantagem ao vencer o primeiro confronto em casa por 5 a 2 e confirmou a vaga para a próxima etapa ao aplicar 3 a 0 na volta, na Inglaterra.

Nas quartas de final, o PSG superou o Liverpool com vitórias por 2 a 0 tanto na França quanto na Inglaterra. Na semifinal, o time reencontrou o Bayern de Munique. Na ida, no Parc des Princes, venceu uma partida histórica por 5 a 4, com dois gols de Khvicha Kvaratskhelia, um de João Neves e dois de Ousmane Dembélé. A vaga na decisão foi selada na Alemanha com um empate em 1 a 1, com gol marcado novamente por Dembélé.

A final foi disputada na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria, contra o Arsenal, que chegou à decisão após eliminar Slavia Praga, Kairat, Bayer Leverkusen, Sporting e Atlético de Madrid. A equipe inglesa abriu o placar no início do primeiro tempo, mas o Paris Saint-Germain igualou o marcador na segunda etapa, aos 20 minutos, com um gol de pênalti de Dembélé. Após o empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e a manutenção do placar na prorrogação, a disputa foi para as penalidades máximas. Os ingleses erraram duas cobranças, e os franceses venceram por 4 a 3, confirmando o título.

A campanha do Paris Saint-Germain:
17 jogos | 10 vitórias | 5 empates | 2 derrotas | 45 gols marcados | 23 gols sofridos


Foto Maurice Van Steen/ANP/Sipa USA

Paysandu Campeão da Copa Norte 2026

A Copa Norte retornou oficialmente ao calendário do futebol brasileiro em 2026, após uma pausa de 24 anos. Reformulado como um braço da Copa Verde, o torneio foi destinado à quase todos os estados da região, com exceção do Tocantins, dando ao campeão uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. A competição contou com a participação de 12 equipes, divididas em dois grupos. Na primeira fase, os times se enfrentaram em turno único dentro de suas respectivas chaves, classificando-se os dois melhores de cada lado para a semifinal e, depois, para a final.

O Paysandu sagrou-se campeão desta edição de retorno, conquistando a Copa Norte pela segunda vez em sua história. Com esse feito, o clube paraense estabeleceu uma linha temporal curiosa: foi o último a erguer a taça antes da interrupção e o primeiro a vencê-la nesta nova era, comprovando ainda mais a hegemonia regional da equipe, que também é a maior vencedora da história da Copa Verde.

A campanha do Papão começou no Grupo A, onde a comissão técnica optou por não utilizar a força máxima nas rodadas iniciais. A estreia foi com vitória por 3 a 1 sobre o GAS, jogando como mandante no Estádio Modelão, em Castanhal. Na sequência, o clube bicolor viajou até Rondônia e perdeu para o Guaporé por 1 a 0. O sinal de alerta acendeu na terceira rodada, quando o Paysandu sofreu uma goleada de 7 a 0 para o Nacional-AM na Arena da Amazônia.

O vexame fez o clube aumentar a prioridade sobre o torneio. No jogo seguinte, a recuperação começou a vir com o triunfo por 2 a 1 sobre o Independência, na Curuzu. No quinto jogo, o time fez 3 a 0 sobre o Trem, no Amapá. O time bicolor avançou à semifinal na segunda posição da chave, com nove pontos, quatro atrás do líder Nacional.

Na semifinal, disputada em jogo único, o Papão não deu chances ao Águia de Marabá. Fora de casa, no Estádio Zinho de Oliveira, o Paysandu aplicou uma goleada por 5 a 1 e avançou para a decisão. O adversário da final seria justamente o Nacional-AM, que eliminou o Porto Velho na outra chave.

A decisão começou a ser desenhada no Mangueirão, onde o Paysandu largou na frente ao vencer o Nacional por 1 a 0, com gol marcado por Castro. O segundo confronto aconteceu no Carlos Zamith, em Manaus, com o clube bicolor motivado a apagar a má impressão da goleada sofrida na primeira fase. Em uma partida movimentada, o Papão garantiu o bicampeonato ao vencer por 4 a 2, com gols de Caio Mello, Kleiton Pego, Thayllon e Marcinho.

A campanha do Paysandu:
8 jogos | 6 vitórias | 0 empates | 2 derrotas | 18 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Jorge Luís Totti/Paysandu

Anápolis Campeão da Copa Centro-Oeste 2026

A Copa Centro-Oeste retornou oficialmente ao calendário do futebol brasileiro em 2026, quebrando um hiato de 24 anos desde sua última edição. Reformulado como um braço da Copa Verde, o torneio reuniu os clubes da região e representantes do Tocantins e do Espírito Santo, oferecendo ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte. A competição contou com a participação de 12 equipes, divididas em dois grupos de seis. Na primeira fase, os times se enfrentaram em turno único, avançando os dois melhores de cada lado para a semifinal e, posteriormente, para a grande final.

O grande protagonista dessa retomada foi o Anápolis, que ergueu a taça do torneio regional pela primeira vez em sua trajetória. A conquista inédita foi celebrada como o maior feito da história do clube, consolidando-se como o título mais importante da equipe desde o Campeonato Goiano de 1965.

Sorteado no Grupo B, o Anápolis não teve um início fácil. A estreia foi com derrota por 1 a 0 diante do Atlético-GO, em Goiânia. A reabilitação do Galo da Comarca veio logo em seguida, no Estádio Jonas Duarte, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Tocantinópolis, seguida por outro triunfo em casa por 2 a 0 contra o Porto Vitória. Na sequência, o time tricolor sofreu um tropeço fora de casa ao perder por 2 a 1 para o Gama, mas fechou a fase classificatória com uma goleada por 4 a 0 sobre o Cuiabá perante sua torcida. Com essa campanha, o time avançou na segunda posição do grupo com nove pontos conquistados, seis atrás do líder Gama.

A semifinal reservou um duelo contra o Vila Nova, disputado em partida única no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, o OBA, em Goiânia. Após um empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, a vaga na decisão foi decidida nas penalidades máximas, onde o Anápolis levou a melhor e venceu por 4 a 3. O resultado teve um sabor de revanche para o Galo da Comarca, que havia ficado com o vice-campeonato estadual diante do mesmo adversário no estadual de 2025.

O adversário na disputa pelo título foi o Rio Branco-ES, passou pelo Gama na outra semifinal. No primeiro jogo da decisão, no Jonas Duarte, o Anápolis construiu uma vantagem confortável ao vencer por 3 a 0, com todos os gols marcados no segundo tempo por Fernandinho, Juninho e Igor Souza.

Na partida de volta, no Kleber Andrade, em Cariacica, o Rio Branco tentou uma reação e marcou dois gols. No entanto, nos acréscimos do segundo tempo, Mila balançou as redes para o tricolor, diminuindo o marcador para 2 a 1 e selando definitivamente o título histórico para a galeria do Anápolis.

A campanha do Anápolis:
8 jogos | 4 vitórias | 1 empates | 3 derrotas | 14 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Henrique Montovanelli/FES

Crystal Palace Campeão da Liga Conferência 2026

A Liga Conferência da UEFA chegou à sua quinta edição em 2026, sendo a segunda disputada no formato de liga, que segue o modelo dos demais torneios europeus. A competição contou com um total de 164 participantes desde as fases iniciais, sendo que 36 clubes se classificaram para a fase principal, onde cada equipe disputou seis partidas. De modo histórico, o Crystal Palace conquistou o título do torneio pela primeira vez, registrando a sua primeira conquista internacional. O troféu foi erguido uma temporada após o clube vencer, também de forma inédita, a Copa da Inglaterra.

A campanha dos Eagles começou na quarta fase preliminar contra o Fredrikstad, da Noruega, com uma vitória por 1 a 0 em Londres, no Selhurst Park, e um empate por 0 a 0 fora de casa. Na fase de liga, o time estreou com vitória por 2 a 0 fora contra o Dínamo Kiev, seguida por uma derrota em casa por 1 a 0 para o AEK Larnaca, do Chipre. Na sequência, venceu o AZ Alkmaar por 3 a 1 em seus domínios, perdeu para o Strasbourg por 2 a 1 na França, derrotou o Shelbourne por 3 a 0 na Irlanda e empatou em 2 a 2 com o KuPS, da Finlândia, em Londres. Com esses resultados, o Crystal Palace somou dez pontos e terminou na décima posição da tabela, o que levou a equipe para a fase de play-offs eliminatórios.

No play-off que antecedeu as oitavas de final, o Crystal Palace enfrentou o Zrinjski, empatando por 1 a 1 na Bósnia e vencendo por 2 a 0 no Selhurst Park. Nas oitavas de final, o adversário foi o AEK Larnaca. Na partida de ida, em Londres, o reencontro terminou em um empate por 0 a 0, e na volta, no Chipre, foi decidido com uma vitória inglesa por 2 a 1 na prorrogação.

Nas quartas de final, o Crystal Palace enfrentou a Fiorentina, vencendo por 3 a 0 no primeiro jogo, na Inglaterra, e avançando com derrota por 2 a 1 na segunda partida, na Itália. Na semifinal, a equipe eliminou o Shakhtar Donetsk com duas vitórias: 3 a 1 na ida fora, e 2 a 1 na volta em seu estádio.

A final foi disputada contra o Rayo Vallecano, que chegou à decisão após eliminar BK Häcken (Suécia), Samsunspor (Turquia), AEK Atenas (Grécia) e Strasbourg (França). A partida única aconteceu na Alemanha, na Red Bull Arena, em Leipzig. Com um gol de Jean-Philippe Mateta aos seis minutos do segundo tempo, os Eagles venceram por 1 a 0 a equilibrada final e ficaram com o título histórico.

A campanha do Crystal Palace:
17 jogos | 10 vitórias | 4 empates | 3 derrotas | 27 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Kontent Haus/Getty Images

Aston Villa Campeão da Liga Europa 2026

A Liga Europa da UEFA completou em 2026 o seu segundo ano sob o novo formato de liga, com um total de 77 participantes ao longo de suas fases, um a mais em relação a 2025. Destes, 36 clubes sobreviveram até a fase inicial, onde disputaram oito partidas cada. Pela segunda temporada consecutiva, o título ficou com um time inglês, desta vez com o Aston Villa, que conquistou o título da competição pela primeira vez em sua história. Este resultado marcou o retorno da equipe às conquistas internacionais após um período de 44 anos, e no geral após 30 anos.

Os Villans, iniciaram a sua campanha na fase de liga com uma vitória por 1 a 0 em casa, contra o Bologna. Na sequência, venceram o Feyenoord por 2 a 0 fora de casa e sofreram uma derrota por 2 a 1 para o Go Ahead Eagles, também como visitantes. O time se recuperou com uma sequência de vitórias: 2 a 0 contra o Maccabi Tel Aviv e 2 a 1 contra o Young Boys, ambas no Villa Park, 2 a 1 contra o Basel e 1 a 0 diante do Fenerbahçe, as duas na condição de visitante, e 3 a 2 contra o Red Bull Salzburg em Birmingham. Com esses resultados, o Aston Villa somou 21 pontos, terminou na segunda colocação geral e garantiu a classificação direta para as oitavas de final.

Nas oitavas de final, o Aston Villa enfrentou o Lille, vencendo a partida de ida na França por 1 a 0 e confirmando a classificação no Villa Park com um triunfo por 2 a 1. Nas quartas de final, o adversário foi o Bologna. Os Villans superaram a equipe italiana nos dois confrontos, vencendo o primeiro jogo por 3 a 1 na Itália e o segundo por 4 a 0 jogando em seus domínios.

A semifinal foi disputada contra o Nottingham Forest. No primeiro confronto, realizado no City Ground, em West Bridgford, a equipe sofreu uma derrota por 1 a 0. No jogo de volta, atuando no Villa Park, o Aston Villa venceu a partida pelo placar de 4 a 0, com gols marcados por Ollie Watkins, Emiliano Buendía e dois de John McGinn, obtendo a vaga para a decisão.

A final do torneio foi realizada em partida única no Besiktas Park, em Istambul, na Turquia. O adversário do Aston Villa foi o Freiburg, clube alemão que chegou à decisão após superar Nice, Genk, Celta de Vigo e Braga nas fases eliminatórias anteriores. Dominante desde o início, o time inglês chegou ao título ao vencer naturalmente por 3 a 0, com gols de Youri Tielemans aos 41 minutos do primeiro tempo, Buendía aos 48, e Morgan Rogers aos 13 do segundo tempo.

A campanha do Aston Villa:
15 jogos | 13 vitórias | 0 empates | 2 derrotas | 31 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Nick Potts/PA Wire/PA Images

Portuguesa Santista Campeã Paulista Série A3 2026

A Portuguesa Santista conquistou pela primeira vez o título da Série A3 do Paulistão. A conquista de 2026 devolve o clube do litoral paulista ao segundo nível estadual de maneira imediata, um ano após seu rebaixamento.

O torneio reuniu 16 participantes, que na primeira fase se enfrentaram em turno único. Nos 15 jogos que disputou, a Briosa obteve 12 vitórias e três derrotas, resultados que deram a liderança à equipe, com 36 pontos. Nas quartas de final, a Portuguesa Santista passou pelo Paulista, depois de perder a ida em Jundiaí por 2 a 1, vencer a volta em Santos por 1 a 0 e fazer 8 a 7 nos pênaltis.

Na semifinal, a Portuguesa Santista enfrentou o Rio Preto. A partida de ida foi realizada no Anísio Haddas, em São José do Rio Preto, e terminou com vitória rubro-verde por 1 a 0. O jogo de volta aconteceu no Estádio Ulrico Mursa, e o empate por 1 a 1 serviu para garantir o acesso.

Na final, a Portuguesa Santista enfrentou o Marília, que superou EC São Bernardo e XV de Jaú. O primeiro jogo foi fora de casa, no Bento de Abreu, terminando empatado por 2 a 2. A segunda partida foi realizada no Ulrico Mursa, e o título da Briosa foi confirmado com vitória por 2 a 0.

A campanha da Portuguesa Santista:
21 jogos | 15 vitórias | 2 empates | 4 derrotas | 34 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Diego Soares/FPF

Juventus Campeão Paulista Série A2 2026

Pela terceira vez em sua história, o Juventus venceu o título do Paulistão Série A2. A conquista de 2026 se somou aos feitos obtidos em 1929 e 2005 e devolve o clube do bairro da Mooca à elite do futebol de São Paulo depois de 19 anos.

Um total de 16 equipes participaram do torneio, se enfrentando em turno único na primeira fase. Em 15 jogos, o Juventus venceu seis, empatou cinco e perdeu quatro, encerrando a etapa inicial na sétima colocação, com 23 pontos. Ao lado de mais sete adversários, o Moleque Travesso foi à fase seguinte, composta por dois quadrangulares.

Na segunda fase, o Juventus enfrentou Ferroviária, São José e Sertãozinho. Em seis partidas, o time conseguiu quatro vitórias e duas derrotas, bem como a Ferroviária. Os clubes grenás avançaram para a semifinal, mas o Moleque Travesso ficou na segunda colocação devido ao critério do saldo de gols. O histórico acesso juventino veio no confronto contra o Votuporanguense na semi, após vencer a ida por 2 a 1 na Rua Javari, e empatar a volta sem gols fora de casa.

Na final, o Juventus encarou novamente a Ferroviária, que bateu o Ituano. A partida de ida aconteceu na Rua Javari, em São Paulo, encerrando com empate por 0 a 0. O jogo de volta foi realizado na Fonte Luminosa, em Araraquara. Com um gol anotado aos 49 minutos do segundo tempo, o Moleque Travesso venceu por 2 a 1 e conquistou o título.

A campanha do Juventus:
25 jogos | 12 vitórias | 7 empates | 6 derrotas | 33 gols marcados | 26 gols sofridos


Foto Bruno Costa/Juventus

Tocantinópolis Campeão Tocantinense 2026

De maneira invicta, o Tocantinópolis reconquistou o título tocantinense depois de três anos, chegando a oito conquistas ao longo de sua história (se contarmos um título da era amadora), empatando com o Palmas no posto de maior vencedor estadual.

O torneio foi disputado por oito times, que na primeira fase se enfrentaram em turno único. Em sete partidas, o Tocantinópolis venceu seis e empatou uma, encerrando na liderança com 19 pontos. Na semifinal, o Verdão do Norte enfrentou o Capital em eliminatória difícil. Em Palmas, venceu por 2 a 1. Em casa, no Ribeirão, empatou por 2 a 2.

Na final, o Tocantinópolis encarou o União-TO, que passou pelo Gurupi. Na ida, no Mirandão, em Araguaína, o Papagaio segurou empate por 1 a 1. Na volta, no Ribeirão, o Tocantinópolis venceu por 2 a 1, de virada, conquistando o título.

A campanha do Tocantinópolis:
11 jogos | 8 vitórias | 3 empates | 0 derrotas | 17 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Edson Júnior/@juniorr_fotos

Operário-MS Campeão Sul-Mato-Grossense 2026

Pela 15ª vez e de maneira invicta, o Operário-MS chegou ao título sul-mato-grossense e levou o tricampeonato, reafirmando em 2026 a posição do clube como maior força do Mato Grosso do Sul.

A competição teve dez times na participação, se enfrentando em turno único na primeira fase. Em nove partidas, o Operário venceu quatro e empatou cinco, ficando na segunda colocação com 17 pontos, um a menos que o líder Naviraiense. O Galo se classificou diretamente à semifinal, enquanto do terceiro ao sexto lugar foram às quartas. Na semi, os alvinegros passaram pelo Corumbaense, com vitórias por 2 a 1 fora e por 1 a 0, nas Moreninhas.

Na final, o Operário enfrentou o Bataguassu, estreante na primeira divisão que eliminou Ivinhema e Naviraiense. A ida foi disputada fora de casa, no Estádio Pereirão, e o Galo abriu vantagem ao vencer por 3 a 1. A volta aconteceu em Campo Grande, nas Moreninhas, com outra vitória alvinegra por 2 a 1, de virada.

A campanha do Operário-MS:
13 jogos | 8 vitórias | 5 empates | 0 derrotas | 22 gols marcados | 8 gols sofridos 


Foto Rodrigo Moreira/@rmp.fotografia/FFMS

GAS Campeão Roraimense 2026

Temos uma nova hegemonia em Roraima. Depois de oito anos consecutivos de títulos do São Raimundo, passamos a ter três temporadas de domínio do GAS, o Grêmio Atlético Sampaio. O tricampeonato em 2026 coroou mais um pouco do melhor momento na história do clube amarelo e azul.

O torneio contou com nove equipes, que na primeira fase atuaram em turno único. Em oito jogos, o GAS acumulou cinco vitórias, dois empates e uma derrota, ficando na terceira colocação com 17 pontos, três a menos que o líder São Raimundo. Na semifinal, o Leão Dourado enfrentou o Monte Roraima em partida única, a qual não saiu do empate por 0 a 0. Nos pênaltis, o GAS venceu por 5 a 4.

Na final, o GAS enfrentou o Baré, que eliminou o São Raimundo. Em partida única no Canarinho, em Boa Vista, o Leão dominou o adversário, venceu por 2 a 0 e garantiu o título, mesmo tendo um jogador a menos durante todo o segundo tempo

A campanha do GAS:
10 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 23 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Divulgação/Norte Clicks/@norteclicks

Santos-AP Campeão Amapaense 2026

No Amapá, o Santos-AP quebrou uma fila de sete e voltou a vencer o título estadual. A primeira taça desde 2019 veio para coroar a décima conquista na história do clube, o mais vencedor do século 21 no estado.

A competição foi disputada por oito clubes, que na primeira fase atuaram em turno único. Um detalhe adicional: os jogos não aconteceram no Zerão, em Macapá, mas no Estádio Augusto Antunes, em Santana. Em sete partidas na primeira fase, o Santos venceu quatro, empatou duas e perdeu uma, encerrando na terceira colocação com 14 pontos. Na semifinal, o Peixe da Amazônia superou o Oratório ao empatar a ida por 1 a 1 e vencer a volta por 2 a 1.

Na final, o Santos encontrou o São José, que eliminou o Independente na semifinal. A decisão foi realizada em partida única no Augusto Antunes, e o Peixe conquistou o título ao vencer o rival de maneira categórica, por 4 a 0.

A campanha do Santos-AP:
10 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 1 derrota | 24 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Félix Alencar/Futepixel

Guaporé Campeão Rondoniense 2026

Um novo campeão para Rondônia em 2026. O Guaporé, da cidade de Rolim de Moura e fundado em 2014, venceu o Campeonato Rondoniense pela primeira vez em sua história, em sua sexta participação no estadual.

O torneio foi realizado com sete participantes, que jogaram em dois turnos na primeira fase. Em 12 jogos, o Guaporé fez seis vitórias, quatro empates e duas derrotas, encerrando na terceira colocação, com 22 pontos, oito a menos que o líder Ji-Paraná. Na semifinal, o Jacaré eliminou o Porto Velho, até então defensor de um tricampeonato, ao vencer a ida por 2 a 1 em casa, no Cassolão, e a volta por 1 a 0 na capital, no Aluizão.

Na final, o Guaporé enfrentou o Rondoniense Social Clube, que passou pelo Ji-Paraná. A ida foi disputada em Porto Velho, no Aluizão, e o Jacaré venceu por 1 a 0. A volta aconteceu no Cassolão, e ficou empatada por 0 a 0, o que deu o título inédito ao Guaporé.

A campanha do Guaporé:
16 jogos | 9 vitórias | 5 empates | 2 derrotas | 23 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Adilson Silva/@adilsonsilvaesportes

Porto Vitória Campeão Capixaba 2026

Há mais de uma década forte nas categorias de base, o Porto Vitória chegou pela primeira vez ao título capixaba em 2026. É o ponto mais alto na história do clube fundado em 2014, e que estreou na elite do futebol do Espírito Santo em 2023.

Dez times participaram do estadual, em um formato oito ou oitenta: ou você se classifica, ou está rebaixado. Afinal, são oito vagas de classificação e duas no rebaixamento. Todos os times jogaram em turno único na primeira fase. Em nove jogos, o Porto Vitória venceu três, empatou quatro e perdeu dois, terminando em quinto lugar com 13 pontos. Nas quartas de final, o Verdão passou pelo Rio Branco ao empata a ida por 1 a 1 e vencer a volta por 1 a 0.

Na semifinal, um épico. Contra o Vitória, o Porto perdeu a ida por 4 a 0 no Kleber Andrade, em Cariacica. Na volta, porém, o time do Capitão Barba Verde goleou por 5 a 1, igualando o confronto e ido aos pênaltis. Nas cobranças, o Verdão venceu por 5 a 4.

Na final, o Porto Vitória encarou o Serra, que eliminou Real Noroeste e Vilavelhense. As duas partidas foram disputada no Kleber Andrade. Na primeira, o Porto venceu por 3 a 1. Na segunda, o Serra chegou a vencer por 2 a 1, mas o resultado não tirou o título inédito do Verdão. 

A campanha do Porto Vitória:
15 jogos | 6 vitórias | 5 empates | 4 derrotas | 18 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Henrique Montovanelli/FES

Botafogo-PB Campeão Paraibano 2026

Em um estadual competitivo, o Botafogo-PB tornou-se campeão paraibano e colocou fim a um jejum de títulos que já durava sete anos. O 31º título na história do clube veio em 2026 para coroar mais uma vez o maior vencedor da Paraíba.

A competição teve dez equipes, que atuaram em turno único na primeira fase. Em nove rodadas, o Botafogo somou quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. Os resultados colocaram o time na liderança da fase inicial com 16 pontos. Na semifinal, o Belo passou pelo Serra Branca, após perder a ida em Campina Grande por 1 a 0 e vencer a volta por 3 a 1 em João Pessoa.

Na final, o Botafogo enfrentou o Sousa, que eliminou o Campinense. A primeira partida aconteceu no Marizão, terminando com vitória do Belo por 2 a 1. O segundo jogo foi realizado em João Pessoa, no Almeidão, e o empate por 0 a 0 deu o título aos alvinegros.

A campanha do Botafogo-PB:
13 jogos | 6 vitórias | 5 empates | 2 derrotas | 18 gols marcados | 10 gols sofridos 


Foto João da Paz/PB Esportes

Piauí Campeão Piauiense 2026

Agora já é bicampeão! Depois de ficar quatro décadas sem vencer, o Piauí estabeleceu uma hegemonia de títulos com a segunda conquista consecutiva em 2026, que também representou a sétima na história do clube rubro-anil.

Em um torneio sem a presença de River e Flamengo, já que os dois maiores vencedores estão na segunda divisão, oito times disputaram a primeira fase em turno único. Em sete partidas, o Piauí, venceu quatro, empatou uma e perdeu duas, terminando em segundo lugar, com 13 pontos. Na semifinal, o Enxuga Rato passou pelo Fluminense ao vencer por 1 a 0 na ida e por 3 a 1, ambos no Albertão, em Teresina.

Na final, o Piauí encarou o Atlético-PI, que eliminou o Altos. O primeiro jogo foi realizado no Albertão, e terminou com vitória rubro-anil por 1 a 0. A segunda partida aconteceu no Lindolfo Monteiro, em Teresina, e acabou empatada por 0 a 0, resultado que o título ao PEC.

A campanha do Piauí:
11 jogos | 7 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 13 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Aldo Carvalho/Piauí

Nacional-AM Campeão Amazonense 2026

Demorou 11 anos, mas o maior vencedor do Amazonas voltou a ser campeão estadual. Em 2026, o Nacional-AM venceu o Barezão pela 44ª vez e saiu da fila.

O estadual contou com oito times, separados em dois grupos e na disputa de dois turnos. No primeiro, as equipes de uma chave enfrentaram os da outra. No segundo, os jogos aconteceram dentro dos grupos. Em ambos, os melhor de cada chave foi à semifinal, e os dois seguintes ao playoff. 

Na primeira fase, o Nacional fez quatro jogos, com duas vitórias e dois empates. Com oito pontos, o time liderou o grupo B. Na semifinal, venceu o Princesa do Solimões por 1 a 0 na Arena da Amazônia. Na final, também na Arena, empatou sem gols com o Amazonas e perdeu nos pênaltis por 5 a 3.

Na segunda fase, o Naça fez três partidas, com uma vitória, um empate e uma derrota. Com quatro pontos, o clube avançou em segundo na chave B. No playoff, o Nacional bateu o Amazonas por 3 a 0 na Arena da Amazôna. Na semifinal, derrotou o Manauara por 1 a 0, no mesmo local. Na final, de novo na Arena, fez 2 a 0 no Parintins.

Na decisão geral, o Nacional encarou o Amazonas em jogo único no Carlos Zamith. Em partida que teve 65 minutos de segundo tempo, o Leão da Vila Municipal venceu o jovem rival por 2 a 1 e reconquistou o título.

A campanha do Nacional-AM:
13 jogos | 8 vitórias | 4 empates | 1 derrota | 20 gols marcados | 6 gols sofridos 


Foto Roger Matos/Agência Breves

Santa Cruz-AC Campeão Acreano 2026

Em uma ascensão meteórica, o Santa Cruz Esporte Clube é o novo campeão do Acre. Fundado em 2022, o clube começou nas categorias de base em 2023, venceu a segunda divisão estadual em 2025 e chegou ao primeiro título acreano de sua história em 2026, na estreia na elite.

O campeonato contou com oito times, que jogaram em turno único na primeira fase. Em sete partidas disputadas, o Santa Cruz-AC venceu quatro, empatou uma e perdeu duas, terminando na terceira colocação com 13 pontos, três a menos que o líder Galvez. Na semifinal, o Santa eliminou o Humaitá ao empatar a ida sem gols e vencer a volta por 1 a 0, ambos os jogos no Estádio Tonicão, antigo Florestão.

Na final, o Santa Cruz enfrentou o tradicional Rio Branco, que passou pelo Galvez. Em partida única no Tonicão, o Santa segurou o ímpeto do adversário, marcou seu gol e venceu por 1 a 0, marcando um novo momento para o futebol acreano.

A campanha do Santa Cruz-AC:
10 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 2 derrotas | 18 gols marcados | 7 gols sofridos 


Foto Sueli Rodrigues Batista