Sevilla Campeão da Liga Europa 2014

Sete anos depois, o Sevilla voltou a reinar na Liga Europa. Em 2014, o clube chegou o tricampeonato da competição e igualou o feito de Liverpool, Juventus e Internazionale como maior campeão. Mas este feito quase não aconteceu. Isto porque o time foi apenas o nono colocado no Campeonato Espanhol de 2013. Porém, o sexto Málaga foi pego no fair play financeiro e o oitavo Rayo Vallecano não conseguiu a licença para disputar torneios internacionais.

Assim, o Sevilla entrou na terceira fase preliminar da Liga Europa. Eliminou o Mladost Podgorica com vitórias por 3 a 0 no Ramón Sánchez Pizjuán, e por 6 a 1 na capital de Montenegro. Na fase seguinte, passou pelo Slask Wroclaw com mais dois triunfos, por 4 a 1 na Espanha, e por 5 a 0 na Polônia. 

Depois, os rojiblancos ficaram no grupo H, contra Slovan Liberec, Freiburg e Estoril. Estrearam com vitória por 2 a 1 sobre os portugueses fora de casa. Na sequência, fizeram 2 a 0 sobre os alemães no Ramón Pizjuán e emendaram três empates por 1 a 1: fora e em casa com os tchecos e e também em casa com o Estoril. Na última rodada, o Sevilla voltou a fazer 2 a 0 sobre o Freibrug, na Alemanha, e se classificou na liderança da chave com 12 pontos.

Na terceira fase, o adversário foi o Maribor. Na ida, os espanhóis empataram por 2 a 2 na Eslovênia. Na volta, vitória por 2 a 1 na Espanha. Nas oitavas, o Sevilla encontrou o maior rival de sua história, o Real Betis. O primeiro jogo aconteceu no Ramón Pizjuán, mas quem venceu foi o adversário, por 2 a 0. A segunda partida foi no Benito Villamarín, e os rojiblancos devolveram o 2 a 0, com gols de José Antonio Reyes e Carlos Bacca. Nos pênaltis, a remontada se completou com a o triunfo por 4 a 3.

Nas quartas de final, o Sevilla passou pelo Porto. Na ida, perdeu por a 1 a 0 no Estádio do Dragão. Na volta, goleou por 4 a 1 em casa. Na semifinal, a classificação emocionante sobre o Valencia. Depois de fazer 2 a 0 no Ramón Pizjuán, o time levou três gols no Mestalla. Aos 49 minutos do segundo tempo, Stéphane Mbia descontou para 3 a 1 e colocou os andaluzes na decisão pela regra do gol fora de casa.

Na final, o Sevilla encarou o Benfica, outra vez na fase derradeira e que passou por PAOK, Tottenham, AZ Alkmaar e Juventus. A partida aconteceu em Turim, na Itália, no Estádio Juventus. Os rojiblancos não estavam inspirados, mas conseguiram segurar o ímpeto português em 120 minutos. Após o 0 a 0, a definição foi para os pênaltis. Bacca, Mbia, Coke e Kevin Gameiro acertaram as cobranças espanholas, enquanto o goleiro Beto defendeu duas batidas do Benfica. Por 4 a 2, o Sevilla comemorou o tri.

A campanha do Sevilla:
19 jogos | 11 vitórias | 5 empates | 3 derrotas | 40 gols marcados | 16 gols sofridos


Foto Jamie McDonald/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!