Campeão de apenas três estaduais na década de 1970, o Paysandu entrou em 1980 disposto a acabar com a hegemonia do rival Remo. E conseguiu, furando quatro anos de fila e conquistado o 30º título.
O Campeonato Paraense teve sete times. Nas três primeiras fases, todos se enfrentaram em turno único, com o líder de cada terço avançando à etapa final com um ponto extra. A fase final foi realizada em quadrangular com os três ganhadores e a melhor campanha na soma geral, também em turno único.
A campanha do Papão teve início na vitória por 2 a 0 sobre o Liberato de Castro. Nos cinco jogos restantes da primeira fase, a equipe obteve mais quatro vitórias e uma derrota. Esse revés fez a diferença para o Paysandu não conseguir a liderança e terminar em segundo lugar, com dez pontos. O primeiro posto e a classificação ficaram com a Tuna Luso, com somou 11 pontos.
Na segunda fase, o time bicolor iniciou com derrota por 1 a 0 para o Tiradentes. A recuperação veio na partida seguinte, na goleada por 6 a 0 sobre o Liberato de Castro. Nos outros quatro jogos, o Paysandu fez mais duas vitórias e dois empates, que mais uma vez foram insuficientes para deixar o clube na primeira colocação. Foram somados oito pontos, no terceiro lugar. A liderança, com nove, ficou empatada entre Tuna Luso e Remo, que desempataram em dois jogos extras: vitória tunante e empate.
Finalmente, na terceira fase, o Paysandu conseguiu seu passe para a fase final. Na estreia, fez 1 a 0 o Sport Belém. Depois, a equipe conseguiu mais quatro vitórias e uma derrota. A trajetória igual a da primeira fase desta vez deu a liderança e o último ponto extra ao Papão, com dez pontos.
O quadrangular teve dois ganhadores de fase e as duas melhores campanha na soma de tudo: Tuna Luso, Paysandu, Remo e Sport Belém. A Tuna chegava com dois pontos, enquanto o time bicolor tinha um. Na primeira rodada, o Papão bateu o Sport por 2 a 0, enquanto os azulinos fizeram 1 a 0 nos tunantes. Na segunda rodada, o Paysandu venceu o Repa por 2 a 0, já a Tuna ganhou por 3 a 0 do Sport.
Com cinco pontos, o Paysandu disputou o título na última rodada com a Tuna Luso, que tinha quatro. No Mangueirão, um empate já servia aos bicolores, mas a equipe foi campeã com vitória por 2 a 0.
A campanha do Paysandu:
21 jogos | 16 vitórias | 2 empates | 3 derrotas | 44 gols marcados | 7 gols sofridos
Foto José Maria Moreira/Placar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.