Treze Campeão Paraibano 1981

A hegemonia do futebol paraibano mudou de mãos em 1981. Depois de seis anos, o Treze voltou a conquistar o título estadual, conseguindo-o pela sexta vez na história. Foi o início de um tricampeonato.

O campeonato teve nove participantes em três fases iguais. Na primeira parte, os times se enfrentaram em turno único, com o líder passando à final fase e os quatro melhores indo a um quadrangular de dois turnos. O líder desse quadrangular também avançou à decisão da fase. O vencedor de cada etapa se classificou para a fase final do estadual.

A estreia do Treze foi no empate por 0 a 0 com o Santa Cruz de Santa Rita. Nos outros oito jogos, venceu quatro, empatou duas e perdeu um, terminando em terceiro com 12 pontos. No quadrangular, o Galo da Borborema venceu cinco vezes e empatou uma, garantindo a liderança com 11 pontos e indo à final da primeira fase contra o Botafogo. No Amigão, em Campina Grande, a equipe empatou sem gols e foi declarada vencedor da fase por ter melhor campanha que o rival.

Na segunda fase, o Treze começou com goleada por 7 a 0 sobre o Santos de João Pessoa. Depois, venceu mais seis jogos e empatou um, liderando com 15 pontos e já indo na final. No quadrangular, venceu duas vezes, empatou três e perdeu uma, terminando em segundo com sete pontos. Na decisão, o Galo reencontrou o Botafogo no Amigão e empatou por 1 a 1, vencendo a etapa pela melhor campanha.

Na terceira fase, o Treze abriu fazendo 2 a 0 no Santa Cruz. Na sequência, venceu mais cinco e empatou duas. Com 14 pontos, o Galo da Borborema encerrou em primeiro lugar e se colocou na terceira final. Mas ela nem iria acontecer. No quadrangular, o alvinegro arrancou duas vitórias e dois empates nas quatro primeiras rodadas. Líder com seis pontos, abriu um de vantagem para o vice Campinense.

Na quinta rodada do quadrangular, contra o Guarabira no Amigão, o Treze teve a chance de ser campeão estadual de maneira antecipada em caso de vitória, pois ficaria inalcançável no quadrangular e levaria também a terceira fase, dispensando a fase final. E, com um tranquilo 2 a 0 em casa, combinado com a derrota do rival Campinense para o Auto Esporte, comemorou o título.

A campanha do Treze:
44 jogos | 28 vitórias | 13 empates | 3 derrotas | 91 gols marcados | 22 gols sofridos


Foto Nicolau de Castro/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.