O Mundial Sub-20 de 1995 foi realizado com outra mudança de sede. Assim como em 1991, a Nigéria seria o anfitrião do torneio, mas um surto de meningite no país o fez desistir da organização. No lugar, o Catar foi escolhido pela FIFA. A troca ocorreu depois do sorteio dos grupos, a poucas semanas do início, e isso resultou em duas seleções asiáticas ficando em um mesmo grupo (Catar e Síria), algo proibido pela entidade.
Pela última vez, o torneio contou com 16 seleções divididas em quatro grupos, avançando para as quartas de final os dois melhores de cada chave. Nesta edição, houve a adoção do novo sistema oficial de pontuação, com a vitória passando a valer três pontos, em vez de dois.
A Argentina buscou o bicampeonato na categoria com uma geração de jovens jogadores bons e esforçados. Eles seguiriam carreiras em clubes tanto locais quanto internacionais, mas poucos se destacaram de fato. Juan Pablo Sorín foi o que alcançou maior notoriedade, disputando duas Copas do Mundo com a seleção principal.
Na primeira fase, a albiceleste integrou o Grupo D. Na abertura, venceu a Holanda por 1 a 0. Na segunda partida, perdeu para Portugal por 1 a 0. Na última rodada, a equipe se recuperou e derrotou Honduras por 4 a 2. Ao todo, a Argentina somou seis pontos e se classificou na vice-liderança da chave.
Nas quartas de final, os argentinos venceram Camarões por 2 a 0, enquanto na semifinal superaram a Espanha por 3 a 0. Cada vez mais embalada, a Argentina garantiu presença na final para enfrentar o Brasil, na reedição da confronto ocorrido na decisão de 1983. Os brasileiros deixaram para trás Síria, Catar, Japão e Portugal.
Doze anos depois, Argentina e Brasil decidiram o título em Doha, no Estádio Khalifa. Desta vez, o resultado foi mais feliz para os argentinos, que venceram por 2 a 0. Os gols do bi foram marcados por Leonardo Biagini, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Francisco Guerrero, aos 44 do segundo tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.