quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Palmeiras Campeão da Copa do Brasil 1998

O Palmeiras foi protagonista nos anos 90, vencendo três estaduais, dois brasileiros e a Copa do Brasil de 1998. Esta última conquista foi marcante, pois, após vencer tudo o que podia no Brasil, garantiu a vaga que possibilitou a conquista da América no ano seguinte.
O planejamento de Luiz Felipe Scolari era justamente esse. O time estreou com facilidade, superando o CSA de Alagoas na primeira fase. Na fase seguinte, uma igualdade no primeiro jogo frente ao Ceará deixou os palmeirenses apreensivos, porém um 6 a 0 no Palestra Italia acabou com qualquer dúvida. Nas oitavas de final, o primeiro grande susto. Derrota por 2 a 1 para o Botafogo no Maracanã. Apoiado pela torcida, o time conseguiu um suado 1 a 0 na partida de volta, e avançou graças ao gol fora de casa. Nas quartas, vitória fora de casa sobre o Sport e empate em casa. Contra o Santos na semifinal, dois empates classificaram o Alviverde novamente graças aos gols marcados fora de seus domínios.
Na final, enfrentou o Cruzeiro, algoz de 1996. Depois de perder por 1 a 0 no Mineirão, o Palmeiras faturou o título no Morumbi, com o primeiro gol por Paulo Nunes, logo no início da partida. Aos 44 minutos da etapa final, quando tudo indicava que o desfecho seria nos pênaltis, um chute sem ângulo de Oséas explodiu em alegria os palestrinos.


Foto Djalma Vassão/Gazeta Press