São Paulo Campeão da Libertadores 1992

O Brasil encarou um período de nove anos de seca na Libertadores. Entre 1984 e 1991, o melhor resultado foi o vice-campeonato do Grêmio em 1984. O país só voltaria ao topo da América do Sul em 1992, com o São Paulo.

O clube já fazia história desde 1991, quando foi campeão brasileiro. O time dirigido por Telê Santana entrou na Libertadores de 1992 disposto a superar a campanha de 1974, quando também foi vice. Mas a história iria muito além, com duas conquistas seguidas e dois Mundiais.

O Tricolor entrou no torneio juntamente com o Criciúma, e ambos ficaram no grupo 2, com os bolivianos San José e Bolívar. Apesar da força, o time são-paulino começou mal, perdendo por 3 a 0 para o Criciúma em Santa Catarina. Na pressão, o time foi para a altitude da Bolívia, e voltou de lá com 3 a 0 sobre o San José e 1 a 1 com o Bolívar. No returno, o São Paulo se acertou e fez 4 a 0 no Criciúma, 1 a 1 com o San José e 2 a 0 no Bolívar, as três partidas no Morumbi. A equipe se classificou em segundo, com oito pontos, um a menos que o líder catarinense.

O embalo são-paulino aumentou no mata-mata. Nas oitavas de final, eliminou o Nacional do Uruguai, com duas vitórias: 1 a 0 no Centenario e 2 a 0 no Morumbi. Nas quartas, mais uma vez o Criciúma. Na ida, 1 a 0 em São Paulo, e na volta, empate em 1 a 1 no Heriberto Hülse. Na semifinal, o adversário foi o Barcelona de Guayaquil. O primeiro jogo foi no Morumbi e o Tricolor encaminhou a situação vencendo por 3 a 0. No Equador, o time perdeu por 2 a 0, mas segurou a pressão e se garantiu na final.

A decisão foi contra o Newell's Old Boys, que havia batido o Defensor, o San Lorenzo e o América de Cali. A primeira partida foi no Gigante de Arroyito, em Rosario, e o São Paulo foi derrotado por 1 a 0. Na segunda partida, mais de 105 mil torcedores no Morumbi acompanharam o Tricolor devolver o placar mínimo, com gol de Raí no segundo tempo.

Nos pênaltis, Raí, Ivan e Cafu converteram as cobranças são-paulinas, enquanto Ronaldão perdeu a sua. Zetti defendeu três, o São Paulo venceu por 3 a 2 conquistou a primeira de três Libertadores, para explosão de alegria e invasão de campo da torcida.

A campanha do São Paulo:
14 jogos | 8 vitórias | 3 empates | 3 derrotas | 22 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Arquivo/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!