Colo-Colo Campeão da Libertadores 1991

No maior deserto de títulos de argentinos e brasileiros na Libertadores até hoje (de 1987 a 1991), o Chile levou sua única conquista na edição de 1991. Com a maior torcida do país, o Colo-Colo teve o gosto de levantar a taça com uma bela campanha, de ponta a ponta.

El Cacique estrearam no grupo 2 da primeira, enfrentando o compatriota Deportes Concepción e os equatorianos LDU Quito e Barcelona de Guayaquil. Sem perder, o time conseguiu três vitórias e três empates na chave. Com nove pontos, o Colo-Colo garantiu a liderança, livrando três de LDU e Concepción.

No mata-mata, o caminho dos chilenos seguiu diante do peruano Universitario, nas oitavas de final. Na ida, em Lima, empate sem gols. Na volta, em Santiago, vitória por 2 a 1 e vaga nas quartas. Nesta fase, o clube albo enfrentou o Nacional do Uruguai. Atuando em seu Estádio Monumental, no primeiro jogo, os jogadores não tomaram conhecimento dos uruguaios, golearam por 4 a 0 e praticamente encaminharam um lugar na semifinal. Tanto que, na segunda partida, em Montevidéu, o Colo-Colo se deu ao luxo de perder por 2 a 0.

A parada mais complicada foi na semi, contra o Boca Juniors. A ida aconteceu em La Bombonera, e os argentinos venceram por 1 a 0. A pressão da volta foi grande, e o Colo-Colo conseguiu reverter a desvantagem ao vencer em Santiago por 3 a 1, com todos os gols ocorrendo no segundo tempo.

A final foi definida entre Colo-Colo e Olimpia, que partiu rumo à ela pela terceira vez seguida após eliminar o também paraguaio Colegiales, o rival Cerro Porteño e o Atlético Nacional (de novo!). Mas a busca pelo tri foi sumariamente complicadada depois da primeira partida, no Defensores del Chaco, quando o Cacique conseguiu segurar o 0 a 0 e levar tudo para o Chile.

E jogando no Monumental David Arellano, o Colo-Colo chegou ao histórico título com categóricos 3 a 0, dois gols de Luis Pérez e outro de Leonel Herrera. A grande fase com Brasil e Argentina longe da taça da Libertadores viu a derrocada do Uruguai e uma (falha) ascensão de Colômbia, Paraguai e Chile.

A campanha do Colo-Colo:
14 jogos | 7 vitórias | 5 empates | 2 derrotas | 22 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Arquivo/CDI Copesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!