Itália Campeã da Copa do Mundo 2006

Uma seleção baseada no seu coletivo, ninguém levava o time nas costas e todos corriam por todos. Assim era a Itália campeã da Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha. O tetra veio em um momento de alívio após os escândalos de compra de resultados no país um ano antes, que cassou dois títulos nacionais da Juventus e a rebaixou para a segunda divisão, além de ter tirado muitos pontos do Milan e da Fiorentina. Do clube de Turim, Buffon, Zambrotta Cannavaro e Camoranesi estavam entre os titulares da Azzurra.
A campanha italiana começou com o pé direito, vitória por 2 a 0 sobre Gana. Depois, empate em 1 a 1 com os Estados Unidos e vitória por 2 a 0 sobre a República Tcheca classificaram a Itália em primeiro no grupo E, com sete pontos. Nas oitavas de final, uma sofrida e polêmica vitória de 1 a 0 sobre a surpreendente Austrália, com gol de pênalti - reclamado para sempre pelos australianos - de Totti no último lance do jogo -, embalou os italianos rumo ao título.
Nas quartas, foram 3 a 0 contra a estreante e outra surpresa daquela Copa, a Ucrânia. A semifinal reuniu o grande clássico europeu entre Itália e Alemanha. Na casa do rival, e numa das partidas mais lembradas na história dos Mundiais, a Azzurra fez a festa na prorrogação e se garantiu na final ao vencer por 2 a 0, gols de Grosso e Del Piero.
A decisão foi contra a França, no Estádio Olímpico de Berlim. A Itália saiu perdendo com um gol de pênalti de Zidane, logo aos sete minutos do primeiro tempo, mas empatou logo depois, aos 19, com o zagueiro Materazzi. O 1 a 1 seguiu no placar até o fim dos 90 minutos e estendeu-se à prorrogação, onde aconteceu um dos fatos mais lembrados do futebol.
Materazzi e Zidane voltavam caminhando de um lance no ataque da França enquanto ao mesmo tempo se ofendiam mutuamente. Em dado momento, o italiano falou algo mais pesado, que levou o francês a dar uma cabeçada no meio do peito do adversário. O árbitro não viu o lance, mas o bandeirinha sim e Zidane acabou expulso no seu último ato como atleta.
Na disputa por pênaltis, os italianos foram 100% eficientes e venceram por 5 a 3. Coube ao lateral-direito Grosso converter a cobrança do título. Assim, as penalidades que adiaram a conquista 12 anos antes, agora dariam o tetracampeonato mundial à Itália. A honra de erguer a Copa coube ao capitão Cannavaro.

A campanha da Itália:
7 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 12 gols marcados | 2 gols sofridos


Foto Shaun Botterill/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!