Novorizontino Campeão Brasileiro Série C 1994

Com idas e vindas, a Série C custava a fixar-se no calendário do futebol brasileiro. Após a disputa de 1992, a edição de 1993 foi cancelada devido ao inchaço do Brasileirão naquele ano (de 20 para 32 times), que inviabilizou também a Série B. Em seu lugar a CBF realizou uma seletiva, que classificou 16 equipes para a segunda divisão de 1994.

E foi nesta temporada que a terceira divisão finalmente fincou seus pés. Dentre os 42 participantes, qualificados pelos estaduais, estava o Novorizontino. Já em baixa, com dívidas, mas que conseguiu montar um time competitivo para a disputa.

Na primeira fase os times foram divididos em 11 grupos (nove com quatro times, dois com três). O time aurinegro atuou no grupo 9, junto com Atlético Sorocaba, Esportivo de Passos e Matsubara. A estreia foi positiva, com vitória por 2 a 1 sobre o Esportivo em Minas Gerais. Na sequência, fez 2 a 1 no Matsubara, 5 a 0 no Atlético Sorocaba e 2 a 1 no Esportivo, todos no Estádio Jorge Ismael de Biasi. Com a classificação antecipada, ainda fez 5 a 4 no Matsubara do Paraná, e empatou em 0 a 0 com o Atlético Sorocaba, os dois fora de casa. Com 11 pontos, o Tigre do Vale liderou a chave.

Superando a si próprio, o Novorizontino avançava ao mata-mata. Enfrentou o União Bandeirante na segunda fase, e passou com empate em 0 a 0 no Paraná e vitória por 3 a 2 em Novo Horizonte. Nas oitavas de final encarou o Taguatinga, o qual venceu por 3 a 1 no Distrito Federal e empatou em 1 a 1 no Jorjão.

Nas quartas foi a vez de enfrentar o Ituano. O aurinegro perdeu a primeira partida da Série C na ida em Itu, por 1 a 0. Precisou reverter com um 3 a 0 em Novo Horizonte para se classificar à semifinal. O último estágio antes do acesso foi contra o Uberlândia. O Novorizontino abriu vantagem em casa, ao vencer por 2 a 0, e carimbou a vaga na final no Parque do Sabiá, ao empatar em 1 a 1. Desta forma, o time paulista também se colocava na Série B do ano seguinte.

Contra a Ferroviária, a primeira partida da decisão foi na Fonte Luminosa, em Araraquara. Com um gol do lateral Marildo, o Tigre do Vale venceu por 1 a 0 e levou a vantagem para Novo Horizonte. E a grande campanha foi coroada uma goleada na segunda partida, por 5 a 0, gols de Geraldo, Alessandro Cambalhota, Marildo, Dênis e Luís Carlos Goiano. A Série C de 1994 foi o primeiro título da história do Novorizontino, e deu fôlego ao clube por mais alguns anos. Em 1996, afastou-se da Série B e do Campeonato Paulista por problemas financeiros, e em 1999 decretou falência. Em 2010, empresários e ex-jogadores usaram de seu escudo, cores e uniforme para fundar o Grêmio Novorizontino.

A campanha do Novorizontino:
16 jogos | 11 vitórias | 4 empates | 1 derrota | 35 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Arquivo/Novorizontino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!