Palmeiras Campeão da Copa Mercosul 1998

A Supercopa Libertadores mudou de fórmula apenas para dar o último suspiro em 1997. A competição havia saturado com a presença dos mesmos clubes independente do momento. Então, ela foi cancelada em 1998. O grande motivo para tal foi a parceria entre Conmebol e a agência Traffic, que deu início à montagem de uma nova competição para alternar com a Libertadores a partir de 1998.

Nasceu ali a Copa Mercosul, que, como sugere o nome, contava apenas com os países do bloco econômico: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O critério para a participação dos clubes era simples: ter grande torcida e ter boa audiência  televisão. A Mercosul de 1998 teve 20 participantes divididos em cinco grupos, de onde seguiam oito para o mata-mata.

Desde a primeira edição, os brasileiros dominaram. O campeão foi o Palmeiras, que já tinha levado a Copa do Brasil naquele ano e encarou a Mercosul como laboratório para a Libertadores do ano seguinte. Na primeira fase, o Verdão ficou no grupo B, com Nacional do Uruguai, Independiente e Universidad Católica. Foram seis vitórias em seis jogos: 2 a 1 no Independiente em casa, 5 a 0 no Nacional, 2 a 1 na Católica e 3 a 0 nos argentinos fora, 3 a 1 nos uruguaios e 1 a 0 nos chilenos em São Paulo. Com 18 pontos, o Palmeiras avançou sozinho às quartas de final.

O próximo adversário foi o Boca Juniors. A ida foi no velho Palestra Itália, com vitória palmeirense por 3 a 1. Na volta em La Bombonera, empate por 1 a 1 colocou o alviverde na semifinal. Contra o Olimpia e o Palmeiras avançou com vitórias por 2 a 0 em casa e por 1 a 0 no Defensores del Chaco.

O adversário na final da Copa Mercosul foi o Cruzeiro, que eliminou São Paulo, Colo-Colo, River Plate e San Lorenzo. A ida foi no Mineirão, onde ocorreu a única derrota do Palmeiras no campeonato, por 2 a 1. A volta foi no Palestra Itália, e de virada o Verdão fez 3 a 1 e forçou a terceira partida no mesmo estádio, já que o saldo de gols não era o primeiro critério. O título alviverde enfim veio com vitória por 1 a 0 no desempate, gol marcado por Arce, que pegou rebote em cobrança de falta de Zinho.

A campanha do Palmeiras:
13 jogos | 11 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 28 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Acervo/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.