Flamengo Campeão da Copa Mercosul 1999

Sucesso no ano de estreia, a Conmebol apostou mais uma vez na Copa Mercosul e repetiu a fórmula para 1999, convidando os clubes do continente com maior audiência e torcida ao redor do Trópico de Capricórnio. Um dos participantes foi o Flamengo, que não fez boa campanha no ano anterior e saiu na fase de grupos. Desta vez, a equipe entrou disposta a fazer diferente e chegou ao título.

Na primeira fase, o Fla ficou no grupo E, com Olimpia, Colo-Colo e Universidad de Chile. A campanha começou com vitória por 2 a 1 no Olimpia em casa e goleada por 4 a 0 no Colo-Colo fora. Depois, o rubro-negro perdeu por 2 a 0 para a Católica em Santiago, e por 3 a 1 para os paraguaios em Assunção. Nos últimos dois jogos contra os chilenos no Maracanã, empate por 2 a 2 com o Colo-Colo e goleada por 7 a 0 na Católica deixou o Flamengo com dez pontos, classificado na vice-liderança.

Nas quartas de final, dois confrontos contra o Independiente. Na ida, empate por 1 a 1 em Avellaneda. Na volta, mais uma goleada por 4 a 0 no Maracanã deu a classificação ao Fla. Curiosidade: um dos gols da partida foi marcado por Romário, que logo depois deixou o clube rumo ao rival Vasco. Mesmo assim, ele ainda seria o artilheiro da competição, com oito gols.

A semifinal do Flamengo foi contra o Peñarol. Depois de vencer por 3 a 0 no Rio de Janeiro, o rubro-negro enfrentou uma pequena guerra em Montevidéu. Os uruguaios bateram muito, ainda mais após sofrer os gols de Athirson e Reinaldo. No fim, o Fla perdeu por 3 a 2, mas passou à decisão.

A final foi contra o Palmeiras, que bateu River Plate, Racing, Cruzeiro e San Lorenzo. A ida foi no Maracanã, com emoção. Os cariocas largaram na frente, sofreram a virada, empataram, ficaram atrás no placar de novo e viraram para 4 a 3 no fim das contas. A volta foi no Palestra Itália, igualmente com drama. Os paulistas abriram o placar, o Fla virou o jogo no segundo tempo com Caio e Rodrigo Mendes e sofreu outra virada em seguida. Até que apareceu o reserva Lê, que empatou por 3 a 3 a sete minutos do fim e garantiu o título inédito para o Flamengo sem precisar do terceiro jogo.

A campanha do Flamengo:
12 jogos | 6 vitórias | 3 empates | 3 derrotas | 33 gols marcados | 18 gols sofridos


Foto Alexandre Battibugli/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!