Palmeiras Campeão Brasileiro 2023

O Brasileirão de 2023 está marcado como aquele que ninguém quis vencer. No começo, parecia que o Botafogo iria dar fim em 28 anos de fila, com seus 13 pontos de vantagem na liderança. Mas o clube derreteu nas rodadas finais e ficou de mãos abanando.

Na sequência, Flamengo, Bragantino, Grêmio e Atlético-MG cogitaram buscar a taça, mas para uns faltou competência em vencer algumas partidas, para outros a reação veio tarde demais. No fim, o título ficou com a equipe mais vencedora, que já era o detentor da conquista: o Palmeiras, agora dodecacampeão brasieliro, ou 12 vezes vencedor.

O alviverde já parecia conformado em ter perdido o título nacional, mas a oportunidade surgiu frente ao vexame botafoguense e os comandados de Abel Ferreira embalaram nas rodadas finais e garantir a conquista. A campanha teve início contra o Cuiabá, com vitória por 2 a 1 no Allianz Parque.

A invencibilidade do Palmeiras durou até a 11ª, quando perdeu por 1 a 0 para o Bahia. O início sem derrotas não foi o suficiente para o time assumir a liderança, pois houveram vários empates, ao mesmo tempo que o Botafogo vencia todos os jogos.

Entre oscilações e vitórias, o Verdão flutuou entre a segunda e a sexta posição até a 31ª rodada, quando aconteceu o jogo chave para a arrancada. Contra o Botafogo no Nilton Santos, o Palmeiras chegou a estar perdendo por 3 a 1. Nos dez minutos finais, porém, aconteceu a virada para 4 a 3, liderada por Endrick, de apenas 17 anos, e que foi também  o maior nome da campanha.

O alviverde grudou no clube carioca, e não perdeu mais. Na 34ª rodada, ao fazer 3 a 0 no Internacional em casa, o Palmeiras assumiu a liderança do Brasileiro. Na 37ª partida, vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense no Allianz Parque, o título foi encaminhado, já que Atlético-MG e Flamengo estavam com saldo de gols menor que o dos paulistas.

A confirmação de fato veio na última rodada, no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão, que levou o clube a 70 pontos. Atlético-MG e Flamengo encerraram com 66, mas o vice foi o Grêmio, com 68. E o Botafogo? Quinto lugar, com 64 pontos.

A campanha do Palmeiras:
38 jogos | 20 vitórias | 10 empates | 8 derrotas | 64 gols marcados | 33 gols sofridos


Foto Cris Mattos/Staff Images/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!