Real Madrid Campeão Mundial 2017

Na eterna discussão se os torneios intercontinentais entre 1960 e 2004 possuíam validade ou não, a FIFA enfim cedeu na queda de braço e fez a correção histórica em outubro de 2017: a Copa Intercontinental era Mundial também, independente de quem organizou.

Os Emirados Árabes voltaram a receber a disputa do Mundial de Clubes naquele ano. No processo, o país concorreu com Brasil e Japão, que tentava emendar quatro edições seguidas. Mas a FIFA optou pelo retorno ao território onde se jogou em 2009 e 2010. O lugar pouco importava para o Real Madrid, que levou seu 12º título da Liga dos Campeões, em decisão contra a Juventus, e conseguiu sua nona participação no Mundial.

Ao lado dele, o Grêmio quebrava com 22 anos de ausência ao conquistar a terceira presença mundialista, através do tri da Libertadores em cima do Lanús. As outras vagas foram assim distribuídas: pela Ásia, o Urawa Red Diamonds; pela Concacaf, o Pachuca; pela África, o Wydad Casablanca; pela Oceania, o Auckland City; e pelo país-sede, o Al-Jazira.

A partida de abertura do Mundial foi entre Al-Jazira e Auckland City, com vitória do time local por 1 a 0. Nas quartas de final, o Pachuca eliminou o Wydad também com 1 a 0 no placar. E o Al-Jazira derrubou o Urawa, novamente pelo placar mínimo. A onda de 1 a 0 continuou na semifinal, quando o Grêmio passou pelo Pachuca, na prorrogação.

A estreia do Real Madrid foi no dia 13 de dezembro, contra o Al-Jazira. No Zayed Sports City, em Abu Dhabi, o time merengue sofreu, e levou um susto quando Romarinho abriu o placar ao adversário. No segundo tempo, Cristiano Ronaldo e Gareth Bale viraram para 2 a 1 e colocaram o Real em mais uma final. Nas disputas de quinto e terceiro lugar, o Urawa fez 3 a 2 no Wydad e o Pachuca fez 4 a 1 no Al-Jazira.

Abu Dhabi recebeu a final do Mundial no dia 16 de dezembro. Enquanto o Real Madrid chegava com 11 jogadores de seleção entre os titulares, o Grêmio vinha embalado por ótimas atuações e o título sul-americano duas semanas antes. Mas o time espanhol teve o domínio completo em todos os 90 minutos. Em uma partida de ataque contra defesa, os brasileiros quase não tiveram oportunidades, enquanto os madridistas falhavam contra a dupla de zaga Pedro Geromel e Walter Kannemann.

Tanta insistência só foi dar resultado no segundo tempo, e foi na bola parada. Aos oito minutos, o Real conseguiu uma falta perto da área gremista. E Cristiano Ronaldo usou de sua especialidade para abrir o placar, chutando a bola em meio à barreira que abriu. Houve mais chances para ampliar o resultado, mas o 1 a 0 bastou para que o Real Madrid chegasse ao hexa mundial.


Foto Arquivo/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!