Cruzeiro Campeão da Copa Centro-Oeste 1999

Os campeonatos regionais apresentavam um bom crescimento no fim dos anos 90. Mas nem todas as regiões eram contempladas no começo. Foi só em 1999 que o Centro-Oeste e o Sul ganharam uma competição, juntando-se ao Nordeste e Norte. O Sudeste também possuía seu torneio, mas ele ficava resumido a Rio de Janeiro e São Paulo. Órfãos, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantins (que também sobrou no Norte) acabaram incorporados à Copa Centro-Oeste, que tornava a ser disputada depois de 15 anos. Foram três edições "pré-históricas": em 1976, vencida pelo Mixto, 1981, conquistada pelo Gama, e 1984, ganha pelo Guará-DF.

----------------------------------------

A recriação da Copa Centro-Oeste em 1999, junto aos outros regionais, foi uma tentativa da CBF em fortalecer o calendário do primeiro semestre dos clubes grandes do Brasil sem desagradar as federações estaduais, que ganhariam mais um qualificador para seus campeonatos. Sete Estados marcaram presença na estreia, somando ao todo dez participantes. O "intruso" Minas Gerais entrou com quatro representantes. Espírito Santo e Tocantins - os outros convidados - colocaram um time cada, bem como os quatro nativos.
Na primeira fase, as equipes foram divididas em três grupos, sendo um quadrangular só com os mineiros e dois triangulares com o restante. Assim ficou fácil de perceber o favoritismo recaindo sobre a dupla Cruzeiro e Atlético-MG, que iriam eliminar um ao outro antes da decisão, assim como Vila Nova e Gama, que também ficaram na mesma chave. E não deu outra. Galo e Raposa fizeram dez pontos cada e confirmaram suas vagas na semifinal ante América-MG e Villa Nova, enquanto o Vila goiano passou pelos candangos, para ficar de frente com o Operário-MT, o líder do terceiro grupo.
Apesar de ter sido vice-líder na primeira fase, o Cruzeiro se deu bem nos dois clássicos contra o Atlético: venceu por 3 a 2 e por 3 a 0. Mas a grande vitória aconteceu na partida única da semifinal, por impiedosos 5 a 1. Com um embalo desses, a Raposa encarou o Vila Nova na final da Copa Centro-Oeste. A ida foi no Mineirão, com vitória azul por 3 a 0. A volta foi no Serra Dourada, mas o Vila aplicou 2 a 1 no time mineiro e forçou um terceiro jogo, pois o saldo de gols não tinha validade nas duas partidas iniciais. Só na última, também em Goiânia, que acabou 0 a 0 e deu ao Cruzeiro o título.
A Copa Centro-Oeste dava ao seu campeão uma vaga na Copa Conmebol, mas o Cruzeiro já participava da Mercosul no mesmo período. Então foi o vice Vila Nova quem jogou, sendo eliminado pelo CSA nas oitavas de final.

A campanha do Cruzeiro:
10 jogos | 5 vitórias | 2 empates | 3 derrotas | 21 gols marcados | 12 gols sofridos


Foto Eugênio Sávio/Placar

2 comentários:

  1. Dono da página vc vai postar os pôsteres da Copa Sul Minas, Copa Ouro Sul-americana ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Copa Sul-Minas, só ano que vem. A Copa Ouro da Conmebol não porque o apelo da competição é zero.

      Excluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!