River Plate Campeão da Libertadores 2018

Uma decisão histórica em muitos sentidos resumiu a Libertadores de 2018. O maior clássico sul-americano fez a final naquele ano: River Plate e Boca Juniors. Porém, a final sofreu um baque diante da hostilidade de alguns torcedores e acabou transferida para a Europa. Mais exatamente a Espanha, o país colonizador da Argentina.

O título ficou nas mãos do River Plate, que chegou ao tetracampeonato fazendo uma trajetória segura na maioria do tempo, eliminado outros rivais no mata-mata e conseguindo uma enorme virada na semifinal.

Na primeira fase, os millonarios ficaram no grupo D, contra Flamengo, Emelec e Santa Fe. Não perdeu nenhum dos seis jogos, mas deixou de vencer duas no Monumental, nos empates por 0 a 0 contra brasileiros e colombianos. Ao todo, foram 12 pontos, três vitórias e a liderança da chave.

Nas oitavas de final, o River passou pelo Racing ao empatar sem gols, fora, e vencer por 3 a 0, em casa. Nas quartas, foi a vez de enfrentar o outro clube de Avellaneda, o Independiente, e seguir adiante com empate por 0 a 0, de novo fora, e vencer por 3 a 1, em Buenos Aires.

A semifinal foi contra o Grêmio, sofrida. Na ida, derrota por 1 a 0, no Monumental. Na volta, em Porto Alegre, o River perdia até os 36 minutos do segundo tempo. Mas Rafael Borré empatou e Pity Martínez virou para 2 a 1, de pênalti, aos 49 minutos.

Na final, "El Superclasico" contra o Boca Juniors, que despachou Libertad, Cruzeiro e Palmeiras. A primeira partida foi em La Bombonera, adiada em um dia por causa de uma tempestade, e terminou empatada por 2 a 2. O segundo jogo era para ter sido no Monumental, mas torcedores do River apedrejaram o ônibus do Boca no caminho para o estádio.

O adiamento foi de suas semanas, e a sede foi para Madrid, no Santiago Bernabéu. O time millonario saiu atrás no placar, porém empatou no segundo tempo com Lucas Pratto, e virou para 3 a 1 na prorrogação com Juan Quintero e Martínez.

A campanha do River Plate:
14 jogos | 7 vitórias | 6 empates | 1 derrota | 19 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Sergio Perez/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!