Flamengo Campeão da Libertadores 2019

O Brasil voltou a assumir o comando da Libertadores. Em 2019, o Flamengo desbancou a todos e chegou ao bicampeonato depois de 38 anos. Na competição em si, houve uma mudança relevante: a final passou a ser em jogo único, em sede neutra previamente escolhida. Partidas de ida e volta, só até a semifinal.

Para chegar ao título, o rubro-negro começou no grupo D da primeira fase, contra LDU Quito, Peñarol e San José. Sob o comando de Abel Braga, a equipe não apresentava um futebol vistoso. Embora tenha vencido duas vezes o clube da Bolívia - em casa por 6 a 1 -, alguns pontos foram deixados para trás contra equatorianos e uruguaios.

Ao todo, o Fla venceu três jogos, empatou um e somou dez pontos, bem como LDU e Peñarol. O empate tríplice foi desfeito no saldo de gols, e a liderança ficou a favor dos cariocas: 6 gols, contra 4 do time do Equador e 2 do clube do Uruguai. Porém, a sorte do clube mudou quando Jorge Jesus assumiu como técnico. Não antes de a equipe levar um susto.

Nas oitavas de final, contra o Emelec, o rubro-negro perdeu a primeira, fora, por 2 a 0. O resultado foi devolvido no Maracanã, e nos pênaltis o Flamengo venceu por 4 a 3. Embalado, os cariocas eliminaram o Internacional nas quartas, com vitória por 2 a 0, no Rio de Janeiro, e empate por 1 a 1, em Porto Alegre. A semifinal foi contra o Grêmio. Na ida, empate por 1 a 1, na Arena. Na volta, uma inesquecível goleada por 5 a 0, no Maracanã colocou o Fla na decisão.

Na final, o Flamengo enfrentou o River Plate, que passou por Cruzeiro, Cerro Porteño e Boca Juniors. A partida única era para ter sido em Santiago, no Chile, mas os distúrbios sociais na capital do Chile fizeram a Conmebol viajar para Lima, no Peru. No Estádio Monumental e com ares dramáticos, o rubro-negro venceu por 2 a 1. O título veio de virada, com gols de Gabriel aos 44 e aos 47 minutos do segundo tempo.

A campanha do Flamengo:
13 jogos | 7 vitórias | 3 empates | 3 derrotas | 24 gols marcados | 10 gols sofridos


Foto Alexandre Vidal/Flamengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.