Ajax Campeão da Liga dos Campeões 1971

Após a conquista europeia do Feyenoord, o mundo do futebol conheceu o potencial da Holanda. Mas faltava algo para que o momento ficasse marcado para sempre na história. Pois não faltou mais a partir de 1971. Treinado por Rinus Michels, o clube de Amsterdã conquistou o primeiro de uma sequência de três títulos e apresentou uma nova forma de atuação no campo - chamada de futebol total -, em que os jogadores flutuavam por todas as posições, confundindo a marcação adversária.

Esse estilo ficaria marcado mesmo na Copa do Mundo três anos depois. A base da seleção holandesa? O Ajax, com Johan Cruyff, Johan Neeskens, Wim Suurbier, entre outros. No comando, Michels. Mesmo com tantas qualidades, a campanha do Ajax teve suas dificuldades. Na primeira fase, o time deixou escapar a vitória fora de casa diante do Nëntori Tirana, da Albânia, no primeiro jogo: abriu 2 a 0 e levou o 2 a 2. Em casa, se recuperou ao ganhar por 2 a 0.

Nas oitavas de final, os holandeses passaram pelo Basel de maneira mais tranquila vencendo em Amsterdã por 3 a 0 e na Suíça por 2 a 1, de virada. Nas quartas, o adversário foi o Celtic. Na ida, novamente 3 a 0 em casa. Na volta, derrota fora por 1 a 0 só para tirar a invencibilidade.

A semifinal foi contra o Atlético de Madrid, e a primeira partida, na Espanha, terminou com derrota por 1 a 0. Agora precisando do resultado, no Olímpico de Amsterdã, o Ajax voltou a fazer 3 a 0 e carimbou a vaga na decisão.

Não era inédita uma final continental para o Ajax, que já havia assombrado a todos quando chegou lá em 1969. Mas agora o favoritismo era da equipe holandesa, que teve pela frente o Panathinaikos, surpresa da Grécia que eliminou Boldklubben (Dinamarca), Slovan Bratislava, Everton e Estrela Vermelha. O jogo aconteceu no Wembley, em Londres, e o Ajax foi campeão pela primeira vez com 2 a 0 no placar, gols de Dick Van Dijk, aos cinco minutos do primeiro tempo, e Arie Haan, aos 42 do segundo.

A campanha do Ajax:
9 jogos | 6 vitórias | 1 empate | 2 derrotas | 17 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Rolls Press/Popperfoto/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!