Ajax Campeão da Liga dos Campeões 1972

O Ajax fez acontecer em 1971 e manteve-se em alta em 1972, mesmo após a saída de Rinus Michels. Para o seu lugar, veio o técnico romeno Stefan Kovács. Dentro de campo, o futebol total continuou imune a tudo, e o clube holandês partiu rumo ao segundo título da Copa dos Campeões da Europa.

O adversário na primeira fase do torneio foi o Dínamo Dresden, da Alemanha Oriental. Na ida, vitória do Ajax em casa por 2 a 0. Na volta, empate fora por 0 a 0. Nas oitavas de final, foi a vez de enfrentar o Olympique Marselha e passar com mais tranquilidade, vencendo por 2 a 1 na França e por 4 a 1 na Holanda, ambas de virada.

Nas quartas, o oponente foi o Arsenal, e o Ajax avançou ganhando novamente os dois jogos, por 2 a 1 no Olímpico de Amsterdã, e por 1 a 0 no Highbury, em Londres. Na semifinal, esteve à frente do Benfica. A primeira partida aconteceu em Amsterdã, e o Ajax abriu pequena vantagem sobre os portugueses ao vencer por 1 a 0. O segundo jogo foi no Estádio da Luz, em Lisboa, e os holandeses seguraram o empate sem gols para presença na terceira final dentre as últimas quatro disputas europeias.

Do outro lado estava a Internazionale, que sofreu a campanha toda e até levou goleada que não valeu. Na ida das oitavas, o time perdeu por 7 a 1 para o Borussia Mönchengladbach. Porém, uma latinha de Coca-Cola que um torcedor alemão acertou no atacante Roberto Boninsegna fez com que a partida fosse anulada. A repetição foi realizada após a volta (4 a 2 para a Inter) e terminou 0 a 0. Antes, os italianos superaram o AEK Atenas, e depois, Standard Liège e Celtic.

E a decisão foi disputada na terra do Ajax mesmo, mas em Roterdã, no Estádio De Kuip. Então, o apoio era todo holandês. No segundo tempo, Johan Cruyff apareceu para marcar os gols do título. O primeiro saiu aos dois minutos, e o 2 a 0 definitivo veio aos 33. Agora invicto, o clube chegou ao justo bicampeonato continental, no segundo terço da jornada.

A campanha do Ajax:
9 jogos | 7 vitórias | 2 empates | 0 derrotas | 14 gols marcados | 3 gols sofridos


Foto Arquivo/Ajax

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!