Ajax Campeão da Liga dos Campeões 1973

Em 1973, a Holanda completou a quadra de títulos que ajudou a fazer sua fama no futebol. Ao fim desta temporada, o Ajax levou para casa o tricampeonato da Copa dos Campeões da Europa e se estabeleceu como o segundo maior vencedor do torneio até então. O último capítulo desta intensa história foi escrito com vitórias emblemáticas sobre equipes de países tradicionais.

Na primeira fase, o Ajax foi dispensado da disputa. Isso porque a competição contava com 30 clubes, e dois acabaram classificados diretamente às oitavas de final. Então, as honras couberam ao dono da taça e, por sorteio, ao Spartak Trnava (Tchecoslováquia). Dessa forma, a estreia dos holandeses foi contra o CSKA Sofia, da Bulgária, que eliminou o Panathinaikos. A vaga nas quartas veio de maneira fácil, com vitórias por 3 a 1 na capital búlgara, e por 3 a 0 em Amsterdã.

O adversário seguinte foi o Bayern de Munique. Na ida, o Ajax aplicou uma inesquecível goleada por 4 a 0 nos alemães, em casa. O resultado até deu uma relaxada na equipe holandesa, que perdeu a volta fora por 2 a 1.

A semifinal foi contra o Real Madrid. O primeiro jogo aconteceu no Olímpico de Amsterdã, e o Ajax conseguiu uma bela virada para vencer por 2 a 1. Bastava não perder a volta, mas os holandeses foram além e triunfaram por 1 a 0 no Santiago Bernabéu.

Na quarta final em cinco temporadas, o Ajax foi desafiado pela Juventus de Turim, que chegou lá após bater Olympique Marselha, Magdeburg (Alemanha Oriental), Újpesti Dózsa (Hungria) e Derby County. O lugar escolhido para a decisão foi a capital da Iugoslávia, Belgrado, no Estádio Red Star (também conhecido como Marakana).

Com o uniforme todo vermelho, o time holandês furou cedo a resistência italiana, logo aos cinco minutos do primeiro tempo, com o gol marcado por Johnny Rep. E esse 1 a 0 deu e sobrou para o Ajax fechar com chave de ouro um período feliz e de vanguarda do futebol laranja.

A campanha do Ajax:
7 jogos | 6 vitórias | 0 empates | 1 derrota | 15 gols marcados | 4 gols sofridos


Foto Arquivo/Ajax

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!