O penta da maior hegemonia da história da Liga Europa veio em 2016. O Sevilla conquistou na oportunidade o terceiro título consecutivo sob o comando de Unai Emery. A sequência, somada às duas taças da década anterior consolidaram o time na ponta do ranking de campeões.
Como novidade para a temporada, a UEFA passou a dar uma vaga para o vencedor da Liga Europa na disputa da Liga dos Campeões da jornada seguinte. Então, já dá para imaginar que o título rojiblanco começou a ser desenhado a partir de uma eliminação. Foi o que aconteceu no grupo D, pois os espanhóis não conseguiram bater Manchester City e Juventus. Por outro lado, superou por um ponto o Borussia Mönchengladbach e acabou remanejado para o outro torneio.
A estreia do Sevilla na Liga Europa foi contra o Molde, da Noruega. O primeiro jogo foi disputado no Ramón Sánchez Pizjuán, e os rojiblancos venceram por 3 a 0. A segunda partida foi no interior norueguês, com derrota espanhola por 1 a 0. Nas oitavas de final, o adversário foi o Basel, da Suíça. A ida foi St. Jakob-Park, na Basileia, e ficou empatado por 0 a 0. A volta foi em casa, e o Sevilla voltou a ganhar por 3 a 0.
Nas quartas, foi a vez de encarar o Athletic Bilbao. A primeira partida aconteceu no San Mamés. De virada, o Sevilla venceu por 2 a 1, gols de Timothée Kolodziejczak e Vicente Iborra. O segundo jogo foi realizado no Ramón Pizjuán. Os bascos precisavam vencer e foram ao ataque, surpreendendo os andaluzes, que perderam por 2 a 1. Nos pênaltis, os rojiblancos venceram por 5 a 4.
Na semifinal, dois jogos contra o Shakhtar Donetsk. O primeiro foi na Ucrânia. Com gols de Vitolo e Kevin Gameiro, o Sevilla arrancou empate por 2 a 2 fora de casa. O segundo aconteceu na Espanha. Gameiro teve outra grande atuação, e com mais dois gols ajudou a equipe se garantir na final ao vencer por 3 a 1. O outro tento foi anotado por Mariano.
A decisão foi entre Sevilla e Liverpool, que bateu Rubin Kazan, Bordeaux, Augsburg, Manchester United, Borussia Dortmund e Villarreal. O time rojiblanco voltava para o St. Jakob-Park, na Basileia, para evitar que os ingleses empatassem com si em número de títulos. Mas o primeiro tempo foi ruim para os espanhóis, que começaram perdendo por um gol. Na etapa final, veio a grande virada rumo ao penta. Gameiro empatou logo no primeiro minuto, enquanto Coke fechou em 3 a 1 aos 19 e aos 25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.