O ano de 1974 foi o auge do futebol alemão. Mas não é da Alemanha que você está pensando, e sim da Alemanha Oriental, país que existiu entre 1949 e 1990. Primeiramente, pela participação na Copa do Mundo, justamente na nação irmã capitalista, inclusive derrotando-a na fase de grupos inicial. Depois, pelo título do Magdeburg na Recopa Europeia, sendo a única taça continental que o lado socialista viu em sua existência.
Vencedor da Copa da Alemanha Oriental de 1973, o Magdeburg iniciou a campanha na Recopa contra o NAC Breda, da Holanda. No primeiro jogo, empatou por 0 a 0 em Roterdã. Na segunda partida, venceu por 2 a 0 no antigo Estádio Ernst Grube, na própria cidade de Magdeburg.
Nas oitavas de final, "der blau" (os azuis) enfrentaram o Baník Ostrava, da Tchecoslováquia. Na ida, fora de casa, a equipe alemã foi derrotada por 2 a 0. Na volta, a reação começou com gols de Wolfgang Abraham e Martin Hoffmann. Na prorrogação, o ídolo Jürgen Sparwasser fez 3 a 0 e classificou o Magdeburg às quartas.
O adversário na próxima fase foi o Beroe Stara Zagora, da Bulgária. Desta vez a primeira partida aconteceu no Ernst Grube, com vitória do Magdeburg por 2 a 0. O segundo jogo foi disputado em solo búlgaro, terminando empatado por 1 a 1.
Na semifinal, o Magdeburg enfim atuou do outro lado do muro, contra o Sporting. Na ida, empate por 1 a 1 no José Alvalade, em Lisboa. Na volta, Jürgen Pommerenke e Sparwasser fizeram os gols da vitória por 2 a 1 que colocou os alemães na decisão.
A final quase foi 100% alemã, mas o Borussia Mönchengladbach caiu na semi para o Milan. Os italianos também bateram Dínamo Zagreb, Rapid Viena e PAOK. A partida aconteceu no De Kuip, em Roterdã, e o Magbenurg colocou os italianos na roda. Com gol contra de Enrico Lanzie a favor de Wolfgang Seguin, o time fez 2 a 0 e confirmou a maior conquista da história da Alemanha Oriental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.