A Recopa Europeia seguiu em alta no Leste Europeu em 1975. Uma temporada depois de o título ter ficado na Alemanha Oriental, foi a vez da União Soviética faturar a taça pela primeira vez. A missão coube ao Dínamo Kiev, com o chamado "futebol científico" praticado pelo técnico Valeriy Lobanovskyi.
Atualmente representado a Ucrânia, o Dínamo Kiev foi um dos clubes mais vencedores da União Soviética. Em 1973, os "bilo-syni" (alviazuis) foram vices da Copa Soviética, mas como o campeão Ararat Yerevan também faturou a liga nacional e foi à Liga dos Campeões, o time herdou a vaga na Recopa. Na primeira fase, eliminaram o CSKA Sofia com vitórias por 1 a 0, em Kiev e na Bulgária.
Nas oitavas de final, o Dínamo enfrentou o Eintracht Frankfurt. A primeira partida aconteceu na Alemanha, no Waldstadion, mas os soviéticos não se intimidaram e venceram por 3 a 2, de virada. O segundo jogo foi no Estádio Central de Kiev (atualmente Estádio Olímpico), e novo triunfo por 2 a 1 colocou os soviéticos nas quartas.
A próxima parada azul foi na Turquia, contra o Bursaspor. A campanha do Dínamo seguiu arrasadora com a vitória por 1 a 0 na ida fora, gol marcado por Volodymyr Onyshchenko. A volta foi disputada em Kiev, e os soviéticos voltaram a vencer, por 2 a 0, gols de Viktor Kolotov e Volodymyr Muntyan.
Na semifinal, o adversário foi o PSV Eindhoven. O primeiro jogo foi no Central de Kiev, para 100 mil torcedores. Kolotov, Onyshchenko e Oleg Blokhin anotaram os gols de um dos maiores triunfos da história do Dínamo, por 3 a 0. A segunda partida foi na Holanda. A grande vantagem permitiu ao Dínamo perder por 2 a 1 no Estádio Philips, o que impediu o título com 100% de aproiveitamento.
Na final, o Dínamo Kiev encarou o Ferencváros, que superou Cardiff City, Liverpool, Malmö e Estrela Vermelha. A partida aconteceu na Suíça, no Estádio St. Kakob, na Basileia. Sem dar chances aos húngaros, os soviéticos venceram por 3 a 0, com dois gols de Onyshchenko e um de Blokhin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.