Anderlecht Campeão da Recopa Europeia 1976

É possível dizer que a Recopa Europeia era o campeonato mais democrático da UEFA, dada a variedade de países e clubes que a conquistaram. Até 1977, apenas o Milan conseguiu ser campeão mais de uma vez. O segundo time a atingir o feito foi o Anderlecht, em 1978. Mas como antes do dois vem o um, é preciso contar sobre a primeira taça belga, em 1976.

A equipe alviroxa chegou na Recopa depois da conquista da Copa da Bélgica de 1975. E a campanha já começou com emoção. Na primeira fase, contra o Rapid Bucareste, o Anderlecht perdeu a primeira partida por 1 a 0 na Romênia. No segundo jogo, no Estádio Émile Versé, em Bruxelas, vitória por 2 a 0, com Gilbert Van Binst e Rob Rensenbrink fazendo os gols da virada.

Nas oitavas de final, o adversário foi o Borac Banja Luka, da Iugoslávia. Na ida, vitória por 3 a 0 em Bruxelas. Na volta, derrota por 1 a 0 fora de casa, sem sufoco. Nas quartas, o Anderlecht passou pelo Vrexham, do País de Gales, ao também vencer o primeiro jogo em casa, por 1 a 0, e empatar a segunda partida por 1 a 1 fora.

Na semifinal, o Anderlecht encarou o Sachsenring Zwickau, da Alemanha Oriental, no confronto mais dominante dos belgas no torneio. Na ida, vitória por 3 a 0 em território alemão. Na volta, o placar foi de 2 a 0 no Émile Versé, que colocou o clube da Bélgica na decisão inédita.

A final chegou, e o Anderlecht enfrentou o West Ham, que bateu Reipas Lahti, Ararat Yerevan, Den Haag e Eintracht Frankfurt. A maré era favorável aos belgas, tanto que a partida estava marcada para Bruxelas, no Estádio de Heysel. Em casa e com a ampla a maioria dos torcedores, os roxos dominaram os ingleses, não sem antes passar algum susto com o adversário abrindo o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Rensenbrink e François Van Der Elst viraram aos 42 e aos três do segundo tempo, porém o rival empatou mais uma vez. Aos 28 e aos 43, Rensenbrink e Van Der Elst tiveram que anotar mais um gol cada para confirmar a vitória por 4 a 2 e o título da Recopa.

A campanha do Anderlecht:
9 jogos | 6 vitórias | 1 empate | 2 derrotas | 16 gols marcados | 5 gols sofridos


Foto Gerard Beutter/Onze/Icon Sport/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!