É no fim da década de 1970 que começa a história mais bem-sucedida da Recopa Europeia. Em 1979, o Barcelona conquistou o primeiro dos quatro títulos que o tornaram maior campeão da competição. Foi também a primeira conquista do clube espanhol em torneios organizados pela UEFA.
A Recopa de 1979 contou com 31 participantes. Classificado após o título da Copa do Rei de 1978, o time blaugrana iniciou a campanha na primeira fase, contra o Shakhtar Donetsk. Na partida de ida, vitória por 3 a 0 atuando no Camp Nou. Na volta, empate por 1 a 1 na União Soviética.
Nas oitavas, o adversário foi o Anderlecht, então o bicampeão da Recopa. A primeira partida foi na Bélgica, e os catalães perderam por 3 a 0. A desvantagem alta obrigou o Barcelona a atacar desde o começo do segundo jogo, no Camp Nou. A tática funcionou e o time conseguiu devolver os 3 a 0, gols de Hans Krankl, Juan Carlos Heredia e Rafael Zuviría. Nos pênaltis, vitória blaugrana por 4 a 1.
O Barcelona seguiu para as quartas de final, onde encarou o Ipswich Town. O primeiro jogo aconteceu na Inglaterra, com os espanhóis outra vez tendo que voltar para casa com a derrota, por 2 a 1. A segunda partida foi realizada no Camp Nou, e o Barça se classificou no gol qualificado ao vencer por 1 a 0.
Na semifinal, o time blaugrana enfrentou o Beveren, da Bélgica. Desta vez a ida aconteceu no Camp Nou, com vitória catalã por 1 a 0, gol anotado por Carles Rexach, de pênalti. A volta foi em solo belga, com mesmo roteiro: triunfo espanhol por 1 a 0 e gol de pênalti, de Krankl.
A decisão da Recopa foi entre Barcelona e Fortuna Düsseldorf, que passou por Universitatea Craiova, Aberdeen, Servette e Baník Ostrava. No St. Jakob, na Basileia, José Sánchez abriu o placar aos cinco minutos do primeiro tempo e os alemães empataram aos oito. Juan Asensi fez o segundo aos 34 e os alemães empataram de novo aos 41, o que se manteve até a prorrogação. Rexach anotou o terceiro aos 14 do primeiro tempo, e Krankl fez o quatro aos seis do segundo tempo. Os alemães descontaram para 4 a 3 aos nove minutos, no que se tornou uma das finais mais emocionantes da história da Recopa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.