O final da década de 1970 ficou marcado como o melhor período da história do Anderlecht, com a conquista de duas edições da Recopa Europeia, além de um vice. Ainda haveria mais em 1983, com o título da Copa da UEFA, que consolidou o clube alviroxo no maior vencedor da Bélgica.
O bicampeonato da Recopa veio em 1978. Vice da Copa da Bélgica em 1977, o time herdou a vaga do Club Brugge e se deu bem em uma campanha tão dominante quanto a do primeiro título. Na primeira fase, o Anderlecht superou o Lokomotiv Sofia após golear a ida por 6 a 1 na Bulgária, e vencer a volta por 2 a 0 no Émile Versé, em Bruxelas. Na estreia, François Van Der Elst anotou quatro gols.
Nas oitavas de final, o Anderlecht reencontrou o Hamburgo, algoz na final da Recopa de 1977. O primeiro jogo foi disputada na Alemanha, e os belgas venceram por 2 a 1. A segunda partida aconteceu em Bruxelas, terminando empatada por 1 a 1. A revanche roxa sobre os alemães veio cedo.
A campanha seguiu nas quartas de final, contra o Porto. A partida de ida foi realizada em Portugal, no Estádio das Antes, e o Anderlecht saiu derrotado por 1 a 0. Precisando reverter a desvantagem no Émile Versé, os belgas foram para cima e venceram por 3 a 0, gols de Rob Rensenbrink, Benny Nielsen e Franky Vercauteren.
Na semifinal, o adversário veio da Holanda. Contra o Twente, a classificação foi obtida com duas vitórias, por 2 a 0 fora de casa e por 1 a 0 em Bruxelas. Pela terceira temporada consecutiva, o Anderlecht chegava na decisão da Recopa Europeia.
Em mais uma final, o Andelecht enfrentou o Austria Viena, que eliminou Cardiff City, Lokomotíva Kosice, Hajduk Split e Dínamo Moscou. A disputa aconteceu em Paris, no Parc des Princes. Sem nenhuma dificuldade, os belgas envolveram os austríacos já no primeiro tempo e encaminharam o bicampeonato, com dois gols de Rensenbrink e um de Gilbert Van Binst, que fez outro no segundo tempo e decretou a conquista com a goleada por 4 a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.