Atalanta Campeã da Liga Europa 2024

Uma história para jamais ser esquecida. Essa frase pode resumir perfeitamente o que foi a temporada 2023/2024 da Atalanta. O clube médio da Itália, da cidade de Bergamo e longe dos principais holofotes, chegou ao principal título de sua história de 116 anos, o de campeão da Liga Europa. E o melhor, interrompendo a campanha invicta do Bayer Leverkusen, que era o favorito na decisão.

A campanha de “La Dea” (a deusa) teve início no grupo D, contra Sporting, Sturm Graz e Raków Czestochowa. Na estreia, vitória por 2 a 0 sobre os poloneses em casa, no Estádio Atleti Azzurri d'Italia. A sequência seguiu com triunfo por 2 a 1 sobre os portugueses fora, além de empate por 2 a 2 e vitória por 1 a 0 sobre os austríacos, primeiro fora, depois em casa. Por fim, a Atalanta ficou no 1 a 1 com o Sporting em Bergamo e goleou por 4 a 0 o Raków na Polônia. Com 14 pontos, os italianos lideraram o grupo com três de vantagem sobre os lusos.

Nas oitavas de final, a Atalanta reencontrou o Sporting. O primeiro jogo foi em Lisboa, no José Alvalade, terminando empatado por 1 a 1. A segunda partida foi no Azzurri d’Italia, onde o adversário abriu o placar na primeira etapa, mas sofreu a virada depois do intervalo, com gols de Ademola Lookman a um minuto e Gianluca Scamacca aos 14.

Passado o susto, o adversário nas quartas foi o Liverpool. Na ida, uma inesquecível vitória por 3 a 0 em pleno Anfield, na Inglaterra, com dois gols de Scamacca e um de Mario Pasalic. Na volta, a Atalanta perdeu por 1 a 0 em Bergamo, porém sem correr risco de deixar escapar a classificação.

Na semifinal, dois confrontos com o Olympique de Marselha. A primeira partida aconteceu na França, no Vélodrome, e ficou no empate por 1 a 1. O segundo jogo foi no Azzurri d’Italia, e a Atalanta carimbou a vaga na decisão com mais um ótimo triunfo por 3 a 0. Os gols foram anotados por Lookman, Matteo Ruggeri e El Bilal Touré.

A final reuniu Atalanta e Bayer Leverkusen, que passou por Molde, Häcken, Qarabag, West Ham e Roma. No Estádio Aviva, em Dublin, La Dea acabou com o favoritismo alemão logo aos 12 do primeiro tempo, com Lookman. O nigeriano ampliou o placar aos 26 e também anotou 3 a 0 aos 30 do segundo tempo, coroando uma atuação mágica que deu o título da Liga Europa à Atalanta.

A campanha da Atalanta:
13 jogos | 8 vitórias | 4 empates | 1 derrota | 25 gols marcados | 8 gols sofridos


Foto Molly Darlington/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.