O principal time entre os outros é o Ferroviário, a eterna terceira força cearense. Por vezes, o Tubarão da Barra conseguiu fazer frente aos dois irmãos maiores e faturou algumas conquistas. Em 1970, a equipe foi campeã pela quinta vez, repetindo o feito de 1945, 1950, 1952 e 1968.
A edição de 1970 do estadual contou com oito clubes na disputa de três turnos. O líder de cada terço do campeonato garantiu vaga no triangular final. O Ferroviário teve como adversários Ceará, Fortaleza, Guarany de Sobral, Quixadá, Calouros do Ar, Tiradentes e América de Fortaleza.
No primeiro turno, o Tubarão fez sete jogos. Venceu três, empatou três e perdeu um, somando nove pontos e ficando em terceiro na classificação, dois pontos atrás do líder Guarany. Faltou pouco para o time obter um lugar no triangular decisivo logo na primeira chance, mas a goleada por 6 a 1 sobre o Tiradentes deu mostras do que viria a acontecer no segundo turno.
Nas sete partidas seguintes, o Ferroviário emplacou sete vitórias e foi líder da segunda fase com 14 pontos, dois a mais que o vice Ceará. Na ordem, a equipe fez 2 a 1 no Tiradentes, 6 a 0 no América, 5 a 0 no Quixadá, 1 a 0 no Calouros do Ar, 3 a 1 no Ceará, 2 a 1 no Guarany e 1 a 0 no Fortaleza.
Garantido na final, o Ferroviário baixou o ritmo no terceiro turno e voltou a ficar em terceiro lugar, com quatro vitórias, um empate, duas derrotas e nove pontos, dois a menos que o líder Ceará.
O triangular decisivo contou com Guarany de Sobral, Ferroviário e Ceará, em três confrontos no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Na primeira partida, Ferroviário e Ceará empataram por 0 a 0. Na segunda, os alvinegros voltaram a empatar sem gols com Guarany e sepultaram a chance do título. Na última partida, o Tubarão fez 3 a 1 no time de Sobral e foi campeão estadual com três pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.