Um dos principais clubes cearenses, o Fortaleza passou o início da década de 1970 sem conquistas. Desde 1969, o clube estava longe do topo estadual, mas conseguiu a volta por cima em 1973, evitando a hegemonia do maior rival e chegando na 23ª taça em toda a história.
Último estadual antes da inauguração do Castelão, o Campeonato Cearense de 1973 teve 11 times e a disputa em dois turnos. No primeiro turno, as equipes se enfrentaram uma vez, com as quatro melhores passando ao quadrangular que definiu o primeiro finalista, também em jogos de ida. No segundo turno, o regulamento foi o mesmo. A final ficou prevista entre os vencedores dos quadrangulares.
O Leão do Pici iniciou a campanha com goleada por 4 a 0 sobre o Guarany de Sobral no Presidente Vargas, na capital. Nos nove jogos restantes, o Fortaleza obteve mais cinco vitórias, três empates e uma derrota, que o deixaram com 15 pontos na vice-liderança. No quadrangular, a equipe teve mais duas vitórias e um empate, garantindo um lugar na decisão com cinco pontos, ante quarto do Ferroviário, dois do Ceará e um do Maguari.
No segundo turno, o tricolor estreou com vitória por 3 a 0 sobre o Guarany em Sobral. Depois, goleou o América de Fortaleza por 6 a 0 em casa, venceu mais seis e empatou duas partidas, que colocaram o time com 18 pontos na segunda colocação. No quadrangular, novamente contra Ceará, Ferroviário e Maguari, o Fortaleza venceu dois jogos e empatou um, ficando com cinco pontos. Mas, desta vez, o clube ficou empatado com o rival alvinegro, forçando assim uma partida extra que definiu ou o título tricolor, ou a decisão no Clássico-Rei.
Para o Fortaleza, a partida de desempate já era a final do estadual. A disputa aconteceu no Estádio Presidente Vargas, três meses antes da abertura do Castelão. Como todo Clássico-Rei, o confronto com o Ceará foi recheado de tensão, com chances desperdiçadas por ambos os times. Mas a bola não entrou no gol em nenhum dos lados em 90 minutos. Foi preciso realizar uma prorrogação. E nos 30 minutos extras, o Leão do Pici conseguiu colocar a bola na rede uma vez. Com 1 a 0 no placar, o título estadual e a quebra do jejum vieram de maneira antecipada.
A campanha do Fortaleza:
27 jogos | 19 vitórias | 7 empates | 1 derrota | 58 gols marcados | 9 gols sofridos
Foto Arquivo/Placar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários no blog são moderados. Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.