Desde 1962 sem conquistar um bicampeonato pernambucano, o Sport saiu da água para o vinho e voltou a conseguir este feito em 1981, na conquista do 23º título estadual em sua história.
A competição teve dez times. Nas duas primeiras fases, todos se enfrentaram em turno único, com o líder indo à final e os quatro melhores para um quadrangular. Nesta segunda etapa, os classificados jogaram em ida e volta, com o líder também passando à decisão. Na terceira fase, as oito melhores campanhas na soma geral seguiram, sob a mesma fórmula. As três fases foram decididas pelos líderes dos turnos e dos quadrangulares, e seus vencedores foram ao supercampeonato, que definiu o título.
A caminhada do Sport começou na vitória por 2 a 0 sobre o Ferroviário de Recife. Nos oito jogos restantes da primeira fase, o time fez mais três vitórias, três empates e duas derrotas. Os tropeços custaram caro, pois o Leão da Ilha acabou em quinto lugar com 11 pontos, empatado com o América de Recife, mas atrás pelo menor número de triunfos. O Santa Cruz foi o líder do turno e o Náutico liderou o quadrangular. Na final, os tricolores venceram e foram ao supercampeonato.
Na segunda fase, o rubro-negro fez diferente. Na estreia, goleou o América por 5 a 0. Nas outras oito partidas, venceu sete e empatou uma, conseguindo a liderança com 17 pontos. No quadrangular, quatro vitórias e duas derrotas deixaram o Sport no segundo lugar com oito pontos, um a menos que o líder Central. Na decisão em Caruaru, o Leão fez 2 a 0 no Central e se garantiu no supercampeonato.
As oito melhores campanhas seguiram para a terceira fase, e o Sport recomeçou a disputa na vitória por 3 a 1 sobre o América. Depois, a equipe a equipe obteve mais três vitórias, um empate e uma derrota. Com dez pontos, o Leão acabou em terceiro lugar, três pontos a menos que o líder Náutico. No quadrangular, o time venceu três vezes, empatou duas e perdeu uma, ficando em primeiro com oito pontos. Na final da fase, nos Aflitos, o Clássico dos Clássicos acabou empatado por 0 a 0, mas o Sport acabou com o vice porque fez menos pontos que o rival na soma de turno e quadrangular.
O supercampeonato juntou Santa Cruz, Sport e Náutico para três partidas. Na primeira, no Arruda, o rubro-negro segurou o 0 a 0 com o tricolor. Na segunda, nos Aflitos, o alvirrubro fez 1 a 0 no Santa e enterrou as chances do adversário. O terceiro jogo decidiu o título entre Sport e Náutico. Na Ilha do Retiro, Denô e Roberto marcaram para o Leão, que venceu por 2 a 0 e tornou-se "supercampeão".
A campanha do Sport:
41 jogos | 25 vitórias | 10 empates | 6 derrotas | 79 gols marcados | 19 gols sofridos
Foto Arlindo Marinho/Placar
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.