Joinville Campeão Catarinense 1981

Com apenas cinco anos de existência, o Joinville já era o dono do futebol de Santa Catarina. Em 1981, o clube chegou ao quinto título estadual em seis campeonatos disputados, engatando a conquista de um tetracampeonato e outra vez superando a marca de 100 gols marcados.

O torneio contou com 13 participantes. Na primeira fase, todos se enfrentaram em dois turnos, com os quatro melhores avançando para um quadrangular decisivo. Estas etapas levaram o nome de Copa Governador do Estado, e o líder do quadrangular se garantiu na final. Na segunda fase, os time voltaram a jogar em dois turnos, com o primeiro colocado também conseguindo uma vaga na decisão.

A campanha do Joinville na Copa Governador começou na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense em casa, no Ernestão. Em mais 22 jogos disputados, a equipe fez mais 12 vitórias, quatro empates e seis derrotas. Por algum motivo, o jogo do returno com a Chapecoense não aconteceu. Com 30 pontos, o time foi ao quadrangular final junto com Figueirense, Criciúma e Avaí.

No quadrangular, o JEC fez seis partidas. Venceu duas, empatou três e perdeu uma. Uma das vitórias veio no tapetão, sobre o Figueirense no Orlando Scarpelli, após o jogo ser suspenso devido a uma confusão causada pelos alvinegros em protesto contra a marcação de um pênalti. Com sete pontos, o Joinville terminou na liderança, venceu a Copa Governador do Estado e conseguiu sua vaga na final estadual.

Mesmo garantido na decisão, o JEC manteve a rotação alta na segunda fase. Na estreia, empatou sem gols com a Chapecoense em Chapecó, mas na segunda rodada goleou o Rio do Sul por 6 a 0 em casa. Na sequência, o Joinville manteve uma briga direta pelo título com o Criciúma. Até o fim da penúltima rodada, a equipe obteve mais 13 vitórias, sete empates e uma derrota, com 36 pontos ao todo, ante 34 somados pelo Criciúma.

O título catarinense foi definido na última rodada, e para o Joinville o empate já era suficiente. O Criciúma precisava da vitória para forçar uma disputa direta com o rival, e até conseguiu, ao fazer 2 a 1 sobre a Caçadorense. Mas o JEC também venceu sua última partida, por 2 a 0 sobre o Carlos Renaux em Brusque, no Augusto Bauer, faturando o título com gols de Adilço e e Barbieri. 

A campanha do Joinville:
53 jogos | 30 vitórias | 15 empates | 8 derrotas | 103 gols marcados | 39 gols sofridos


Foto Arquivo/Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.