Ceará Campeão Cearense 1981

De volta ao caminho dos títulos, o Ceará venceu o bicampeonato cearense em 1981 de maneira dominante, garantindo assim a sua 27ª conquista estadual em toda a história.

A disputa do torneio contou com nove clubes em três fases. Em cada uma delas, os times se enfrentaram em turno único, com o líder indo à final e os seis melhores indo para um hexagonal posterior. Nesse hexagonal, os classificados voltaram a jogar em turno único, com o líder avançando à decisão da fase. Em caso de empate nas lideranças, um jogo extra define o ganhador. Os vencedores dos turnos e dos hexagonais disputaram as finais de fase em ida e volta. Cada ganhador avançou à decisão do estadual.

O Ceará começou sua trajetória na primeira fase na goleada por 4 a 0 sobre o Calouros do Ar. Nos outros sete jogos, a equipe venceu cinco, empatou uma e perdeu uma, confirmando a liderança com 13 pontos. No hexagonal, foram obtidas mais três vitórias, um empate e uma derrota, que deixaram o Vozão com sete pontos, empatado em primeiro com o Ferroviário. No desempate, os alvinegros perderam por 3 a 1. Depois, na final da primeira fase, o Ceará fez mais dois jogos com o rival, vencendo a ida por 1 a 0 e empatando a volta sem gols. A vaga na decisão já estava na mão.

Na segunda fase, o Vozão estreou novamente com vitória, por 2 a 0 sobre o Tiradentes. Na sequência, conseguiu mais quatro vitórias e três empates. Apesar da invencibilidade, o Ceará ficou em segundo lugar, com 13 pontos, dois a menos que o líder Fortaleza. No hexagonal, o time ficou na liderança com nove pontos, quatro vitórias e um empate. Na decisão, em dois Clássicos-Rei, vitória por 1 a 0 na ida e empate por 0 a 0 na volta deram uma mais conquista aos alvinegros.

A campanha seguiu sem derrotas na terceira fase. O Ceará iniciou vencendo o América de Fortaleza por 3 a 0, depois venceu mais quatro vezes e empatou três. Com 13 pontos, a equipe empatou na ponta com o Ferroviário. Na partida extra entre eles, deu Vozão por 3 a 0. Os dois times voltariam e ficar empatados no hexagonal, com sete pontos, três vitórias, um empate e uma derrota. Isso gerou uma situação: o jogo de desempate entre Ceará e Ferroviário virou a final do campeonato, pois o alvinegro anteciparia o título estadual se vencesse também a terceira fase. Jogando no Castelão, o Ceará fez 1 a 0 no Ferroviário e conquistou o título sem a necessidade da final.

A campanha do Ceará:
46 jogos | 30 vitórias | 12 empates | 4 derrotas | 92 gols marcados | 32 gols sofridos
 

Foto Edson Pio/Placar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.