Bahia Campeão da Copa do Nordeste 2025

A Copa do Nordeste completou mais uma edição em 2025, com 28 participantes, entre fase preliminar e grupos, mantendo a tradição de grande disputa regional há 31 anos. Nesta edição, houve uma mudança no regulamento: para reduzir o calendário, a CBF determinou que os times se enfrentassem apenas dentro dos próprios grupos na primeira fase, diferente do que foi feito entre 2019 e 2024, quando as chaves se cruzavam.

Em campo, o Bahia voltou a se destacar e chegou ao pentacampeonato da competição, tornando-se isoladamente o maior ganhador da história do torneio: 2001, 2002, 2017, 2021 e 2025. Na primeira fase, o Tricolor de Aço integrou o grupo B. Na estreia, goleou o Sampaio Corrêa por 4 a 0 na Fonte Nova. Depois, empatou em 0 a 0 com a Juazeirense fora de casa, mas retomou o ritmo com o triunfo por 5 a 1 sobre o América-RN em Salvador. Na sequência, ganhou do CSA por 2 a 1 fora de casa e derrotou o Ceará por 3 a 2 em casa.

A única derrota na campanha veio na partida atrasada diante do Confiança, por 2 a 0 em Aracaju, quando, por motivos de calendário apertado, o técnico Rogério Ceni escalou o time sub-20. Para fechar a primeira fase, o Bahia aplicou 3 a 1 no Náutico em Salvador, garantindo a liderança do grupo com 16 pontos.

O desempenho tricolor se manteve consistente nas disputas com os clubes cearenses no mata-mata. Nas quartas de final, eliminou o Fortaleza com vitória por 2 a 1 em Salvador. Na semifinal, bateu o Ceará por 1 a 0, também em casa, com gol de Tiago aos 48 minutos do segundo tempo.

A final trouxe uma surpresa: o adversário do Esquadrão foi o Confiança, que eliminou Vitória e CSA no mata-mata. No jogo de ida, disputado no Batistão, em Aracaju, o Bahia fez valer sua maior força e triunfou por 4 a 1, abrindo grande vantagem rumo ao penta. Os gols foram anotados por Luciano Rodríguez, Willian José, Rodrigo Nestor e Rezende. Na volta, realizada na Fonte Nova, Rodríguez e Rezende marcaram novamente, Tiago fez um hat-trick (tudo isso ainda no primeiro tempo), e o Tricolor de Aço goleou mais uma vez, por 5 a 0, para confirmar o título regional.

A campanha do Bahia:
11 jogos | 9 vitórias | 1 empate | 1 derrota | 29 gols marcados | 9 gols sofridos


Foto Rafael Rodrigues/Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.