Arsenal Campeão Mundial Feminino 2026

Pela primeira vez de maneira oficial, o futebol feminino teve seu Mundial de Clubes. A Copa das Campeãs da FIFA surgiu em 2026 com o objetivo de reunir as campeãs continentais em um formato semelhante ao que por anos foi adotado no masculino. De modo anual, a competição marcou um novo passo no processo de internacionalização do futebol feminino de clubes e serviu também como preparação institucional para um projeto ainda maior: a criação da Copa do Mundo de Clubes Feminina, prevista pela FIFA para 2028, também nos moldes do torneio masculino. Na edição inaugural, o título ficou com o Arsenal, que se tornou o primeiro campeão da história da competição.

Os participantes da Copa das Campeãs são sempre os campeões continentais do ano anterior. Na edição de estreia, o Auckland United, da Nova Zelândia, representou a Oceania; o Wuhan Jiangda, da China, entrou como campeão da Ásia; o AS Far, do Marrocos, defendeu a África como vencedor continental; o Gotham, dos Estados Unidos, representou a Concacaf; o Corinthians chegou como campeão da Libertadores Feminina; e o Arsenal, da Inglaterra, participou como campeão da Liga das Campeãs da Europa.

O regulamento da competição seguiu um modelo muito semelhante ao do Mundial masculino disputado entre 2005 e 2023. Na primeira fase, o campeão da Oceania enfrentou o vencedor da Ásia. Na segunda fase, o vencedor desse confronto encarou o representante africano. As semifinais foram divididas em dois lados: de um, os campeões das Américas, e do outro, o campeão europeu enfrentando o classificado da segunda fase. Após as semifinais, houve disputa de terceiro lugar e a decisão do título.

As duas primeiras fases foram realizadas na China e no Marrocos. No primeiro confronto, o Wuhan Jiangda venceu o Auckland United por 1 a 0. Na fase seguinte, o AS Far enfrentou o clube chinês e venceu por 2 a 1 na prorrogação, garantindo vaga na semifinal do torneio.

As semifinais e a fase final tiveram Londres como sede. Em uma das semis, o Corinthians contrariou muitos prognósticos e venceu o Gotham por 1 a 0. Na outra chave, o Arsenal enfrentou o AS Far e goleou por 6 a 0. Na disputa do terceiro lugar, o Gotham superou o AS Far por 4 a 0.

A final foi disputada no Estádio Emirates, casa do Arsenal. As gunners abriram o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, com gol de Olivia Smith, mas o Corinthians empatou aos 21 minutos. No segundo tempo, o Arsenal voltou a ficar à frente aos 13 minutos, com gol de Lotte Wubben-Moy, e o Corinthians igualou novamente o placar aos 51 minutos, em cobrança de pênalti. Na prorrogação, as inglesas marcaram o gol da vitória aos 14 minutos do primeiro tempo, com Caitlin Foord, fechando o placar em 3 a 2 e conquistando o título inaugural da Copa das Campeãs da FIFA.


Foto Dantey Buitureida/@danteysart

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proibido spam e sugestões. Permitido correções na identificação de fotos ou nos textos.