Boa Esporte Campeão Brasileiro Série C 2016

A Série C entra no ano de 2016. Via de regra, a competição contou com seus representantes que outrora frequentaram a primeira divisão. O clube da vez a se juntar ao grupo foi o Remo, que ficou na mesma situação de Fortaleza, Guarani, Juventude, Portuguesa e América-RN. O clube paraense fez o suficiente para se manter, enquanto o cearense continuou com a sina de bater na trave e não subir. Já potiguares e paulistanos foram ladeira abaixo até o melancólico rebaixamento. Apenas campineiros e gaúchos comemoraram alguma coisa, ainda assim sem o título, que ficou nas mãos do Boa Esporte.

O clube mineiro veio após cinco temporadas na segunda divisão, e procurou não se apegar muito à nova realidade. No grupo B, estreou com empate por 1 a 1 com o Tombense em casa. A primeira vitória veio na segunda rodada, com goleada por 5 a 1 sobre o Macaé fora. Até a virada de turno, o Boa teve mais três vitórias, um empate e três derrotas.

No returno, o clube mineiro não perdeu e conseguiu a classificação a uma rodada do fim, após vencer o Ypiranga por 2 a 0 no Esádio Dilzon Melo. Na vice-liderança do grupo na primeira fase, a Coruja teve ao todo 35 pontos com dez vitórias, cinco empates e três derrotas.

A disputa pelo acesso nas quartas de final foi contra o Botafogo-PB. Na ida em João Pessoa, empate por 0 a 0. A decisão ficou para Varginha, e parecia que os pênaltis iriam definir o futuro dos clubes. Mas aos 50 minutos do segundo tempo, Gênesis fez o gol da vitória, e o Boa comemorou a vaga com 1 a 0 no placar. Na semifinal, venceu o Juventude com duas vitórias por 2 a 1, tanto no Alfredo Jaconi quanto no Melão.

A final foi contra o Guarani, que vinha de um histórico 6 a 0 sobre o ABC, após sofrer 4 a 0 na ida. O primeiro jogo foi realizado em Campinas, no Brinco de Ouro. Visitante, o Boa segurou a pressão e empatou por 1 a 1. O segundo jogo foi em Varginha. Agora em casa, o time mineiro tratou de decidir tudo em 13 minutos, com gols do paraguaio Samudio e de Felipe Mateus. No fim, Kaio Cristian fez 3 a 0 e consumou o título da Série C para o Boa Esporte.

Esta conquista é até hoje a maior da história do clube, que ainda possui dois títulos da segunda divisão mineira. Após 2016, o Boa participou da Série B por duas temporadas, até ser rebaixado em 2018 e retornar à terceira divisão em 2019.

A campanha do Boa Esporte:
24 jogos | 14 vitórias | 7 empates | 3 derrotas | 37 gols marcados | 13 gols sofridos


Foto Lucas Figueiredo/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!