Botafogo Campeão Brasileiro 1968 (Taça Brasil)

A Taça Brasil teve a sua edição final em 1968. Inicialmente, a CBD pretendia indicar o campeão e o vice como os dois representantes brasileiros na Libertadores de 1969. No entanto, a competição foi prolongada até o ano seguinte, devido a problemas de calendário e ao impasse do confronto entre o Botafogo e o Metropol de Santa Catarina, que acabou atrasando a competição. Por isso, a entidade decidiu indicar os melhores colocados do Robertão de 1968 como os representantes na competição continental.

Dividida nos tradicionais grupos regionais, o Fortaleza foi o melhor time da Zona Norte, o Cruzeiro ficou na frente na Zona Central e o Metropol de Santa Catarina venceu na Zona Sul. Fortaleza e Cruzeiro entraram nas quartas de final, enquanto o Metropol jogaria uma fase anterior com o Botafogo. 

No Rio de Janeiro, o Botafogo aplicou 6 a 1, e em Criciúma, deu Metropol por 1 a 0. O terceiro jogo estava empatado em 1 a 1 no Maracanã, quando foi cancelado por conta de uma chuva. Enquanto o time catarinense voltava para casa, fora avisado que a partida recomeçaria já no dia seguinte. Eles se recusaram a retornar, tentaram anular o jogo no tribunal, e a competição (que já havia entrado em 1969) acabou travada por quatro meses. Desiludido e cansado de pisar no tapetão, o Metropol acabou desistindo.

Nessa altura, Santos (semifinalista) e Palmeiras (quarto-finalista) também já haviam se retirado do torneio. Com isso, o Botafogo pulou para a semifinal contra o Cruzeiro, e o Fortaleza, para não ir direto à final, foi movido para a chave contra o Náutico. O Fogão conseguiu uma vantagem de 1 a 0 no Maracanã, e depois segurou um 1 a 1 no Mineirão. No outro lado, o Fortaleza despachou o Náutico no jogo-desempate.

Finalmente, em setembro e outubro de 1969, nove meses depois do planejado, Botafogo e Fortaleza fizeram a final da Taça Brasil. No Presidente Vargas, o Botafogo arrancou empate em 2 a 2 com o time cearense. O primeiro título brasileiro do alvinegro foi confirmado no Maracanã, em goleada por 4 a 0.

A campanha do Botafogo:
7 jogos | 4 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 15 gols marcados | 6 gols sofridos


Foto Arquivo/Botafogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!