Santos Campeão Brasileiro 1968 (Robertão)

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 foi um grande sucesso. Por isso, a edição de 1968 foi organizada pela CBD, ao invés das federações paulista e carioca. O Robertão de 1968 também marcou a mudança de foco dos clubes, que, antes, tinham como prioridade a Taça Brasil. Ainda mais depois que as vagas de Libertadores passaram a ser distribuídas pelo Robertão, que recebeu um aumento para 17 clubes, com a entrada dos estados da Bahia e Pernambuco.

O Santos, em transição de gerações, contava com Pelé cada vez mais no auge. Com a divisão dos times em dois grupo, o Alvinegro ficou no B, com outros sete adversários. Ao final das 16 rodadas, encerrou a primeira fase na liderança do grupo, com nove vitórias, quatro empate e três derrotas. Se classificou seguido pelo Vasco, com Palmeiras e Internacional vindo do outro grupo.

Para evitar um problema com falta de datas e invadir o ano seguinte, o quadrangular final foi cortado pela metade e disputado em turno único. Na primeira rodada, o Santos foi ao Olímpico (!) e venceu o Internacional por 2 a 1. Do outro lado, o Palmeiras aplicou 3 a 0 no Vasco. No tira-teima, no Morumbi, o Santos assume a liderança ao vencer o rival por 3 a 0. No outro jogo, o Vasco se manteve vivo ao vencer o Internacional por 3 a 2.

Três times entraram com chances na rodada final. Mas o Palmeiras voltou a sofrer um 3 a 0, agora para o time colorado. No confronto direto no Maracanã, bastava empatar, mas o Santos voltou a vencer, por 2 a 1, conquistando assim o seu único Robertão, e o hexa brasileiro.

A campanha do Santos:
19 jogos | 12 vitórias | 4 empates | 3 derrotas | 37 gols marcados | 18 gols sofridos


Foto Arquivo/Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!