Palmeiras Campeão Brasileiro 1969

O ano de 1969 marcou em definitivo o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como principal competição do país. Com a extinção da Taça Brasil, a Taça de Prata (nome oficial), passou a ser a única competição nacional de clubes de futebol que concedia o título de campeão brasileiro. Esta edição, assim como a anterior, indicaria os representantes da CBD na Taça Libertadores da América. Sete estados colocaram 17 times na competição, divididos em dois grupos, com oito e nove equipes.

Campeão de 1967, o Palmeiras entrou como um dos favoritos do torneio. Mas, dentro do grupo B, encontrou certas dificuldades. Com uma diferença de apenas cinco pontos entre o primeiro e o oitavo colocado, o Alviverde ficou na liderança, com nove vitórias, um empate e seis derrotas. Em segundo lugar, ficou o Botafogo. No grupo A as coisas foram mais tranquilas, com Corinthians e Cruzeiro se classificando com campanha melhor.

Com as coisas zeradas no quadrangular final, o equilíbrio reinou nas três rodadas decisivas. Na primeira, o Palmeiras ficou no 0 a 0 com o Corinthians, em São Paulo, enquanto Botafogo e Cruzeiro fizeram 2 a 2. Na segunda rodada, o Palmeiras voltou a falhar, mas empatou em 1 a 1 com o Cruzeiro no Mineirão. O Verdão ficou em desvantagem, pois o Corinthians venceu o Botafogo por 1 a 0.

O Palmeiras não dependia só de si na rodada final. Venceu o Botafogo por 3 a 1 no Morumbi. No mesmo horário, Cruzeiro e Corinthians se enfrentavam. Esta partida precisava terminar com vitória cruzeirense por um gol de diferença. O empate e a vitória eram favoráveis ao Corinthians, e uma vitória por mais de dois gols favorecia o Cruzeiro. E a partida acabou 2 a 1 para o time mineiro. Assim, o Palmeiras comemorava seu segundo Robertão, e o tetra brasileiro.

A campanha do Palmeiras:
19 jogos | 10 vitórias | 3 empates | 6 derrotas | 28 gols marcados | 21 gols sofridos


Foto Arquivo/Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!