quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Santos Campeão Brasileiro 1964

Continuando com a supremacia de títulos na década de 60, o Santos partiu para o tetracampeonato na Taça Brasil de 1964. Com a competição ganhando cada vez mais prestígio, ela é aumentada para 22 times, sendo 21 campeões estaduais, e o Peixe campeão anterior. Como o time santista não era o campeão paulista, a vaga direta na semifinal foi para o Palmeiras, ao lado do campeão carioca Flamengo. O Santos entrou nas quartas de final.
Nos grupos regionalizados, o Ceará venceu no Nordeste, o Náutico venceu no Norte, o Metropol de Santa Catarina venceu no Sul e o Atlético-MG venceu no Leste. Nas finais da zonas, o Ceará passou pelo Náutico na Zona Norte, e o Atlético-MG eliminou o Metropol na Zona Sul. Então, o Santos entra no campeonato, contra o time mineiro, e goleia nas duas partidas: 4 a 1 no Independência e 5 a 1 na Vila Belmiro. Na semifinal, vem o clássico contra o Palmeiras. O primeiro jogo foi extremamente difícil, mas deu Peixe por 3 a 2. Já o segundo jogo foi mais fácil, e uma vitória por 4 a 0 classificou o Santos para a final, contra o Flamengo (que eliminou o Ceará).
Mandando a partida no Pacaembu, o Santos tratou de abrir vantagem na partida de ida, vencendo por 4 a 1, três gols de Pelé. Com o regulamento no bolso, o Alvinegro Praiano segurou o 0 a 0 no Maracanã e conquistou mais um título do Brasileiro.


Foto Arquivo/Lance