Corinthians Campeão Brasileiro 2005

O Brasileirão de 2005 foi um dos mais emocionantes, polêmicos e manchados da história. Em campo, 22 equipes repetiram o regulamento de pontos corridos. Fora dele, a Máfia do Apito abalou com as estruturas do futebol nacional. Durante o campeonato, o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi preso em uma operação da polícia por manipular resultados dos jogos em que atuou para que empresários de sites de apostas pudessem lucrar mais.

Em uma decisão polêmica e inédita em toda a história do futebol, o STJD determinou a anulação dos 11 jogos apitados pelo árbitro envolvido nas acusações. Estes jogos alteraram toda a configuração final da tabela de classificação. Sem a anulação, o Internacional teria quebrado 26 anos de jejum de títulos brasileiros. Com a anulação, o Corinthians terminou como tetracampeão. E com uma equipe com Tevez, Mascherano e Nilmar não poderia ser diferente.

O Timão começou a competição de maneira tímida, empatando com o Juventude em 2 a 2 no Pacaembu. Nos jogos seguintes, derrotas para o Botafogo por 3 a 1 no Rio de Janeiro, e para o São Paulo em um desastre por 5 a 1 em casa. A primeira vitória veio apenas na quarta rodada, por 2 a 1 sobre o Atlético-PR na Arena da Baixada. A partir dali o Corinthians foi se ajeitando, cresceu de produção, e na 17ª rodada assumiu o primeiro lugar com uma vitória em casa por 3 a 0 sobre o Coritiba. 

O turno terminou na 21ª rodada com os paulistas na frente. Neste momento é que começa a briga direta com o Internacional, com os dois times revezando na ponta a cada rodada. O escândalo de arbitragem estourou depois da 27ª rodada. Neste momento o Alvinegro era vice-líder, e os gaúchos estavam na frente. Em meio aos jogos da 29ª rodada, a decisão pela anulação dos 11 jogos foi oficializada, e assim o Corinthians pulou para a liderança em definitivo, com o Internacional caindo para terceiro. Nessa rodada, o Timão venceu o Brasiliense por 3 a 2 no Pacaembu.

Antes da confirmação do título, o Corinthians ainda protagonizou dois jogos históricos no estádio em que era mandante: a goleada por 7 a 1 sobre o Santos na 37ª rodada, e o empate em 1 a 1 com o Internacional na 40ª rodada. Esta partida foi considerada a final do campeonato, e também teve a sua polêmica, o pênalti que Fábio Costa teria cometido sobre o volante Tinga, mas que o árbitro não marcou, e ainda expulsou o colorado.

O tetra corinthiano aconteceu na última rodada, na derrota para o Goiás por 3 a 2 no Serra Dourada. O Internacional também perdeu seu jogo (1 a 0 para o já rebaixado Coritiba), e a combinação de resultados permitiu a festa do Corinthians pelo título, apesar de toda a turbulência.

A campanha do Corinthians:
42 jogos | 24 vitórias | 9 empates | 9 derrotas | 87 gols marcados | 59 gols sofridos


Foto Paulo Pinto/Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!