Santos Campeão Brasileiro 2004

O Campeonato Brasileiro de 2004 manteve quase todo o regulamento do ano anterior. Os 24 participantes seguiram no enfrentamento em dois turnos, apenas o número de rebaixados subiu de dois para quatro. E esta edição foi mais emocionante que a antecessora, com o campeão sendo definido somente na última rodada. O Santos de Robinho dominou na maioria das rodadas e levou a oitava taça para o litoral paulista.

O Peixe estreou no Brasileirão com derrota para o Paraná por 3 a 2, em Curitiba. Na segunda rodada veio a primeira vitória, sobre o Botafogo por 2 a 0, na Vila Belmiro. Com um começo trepidante, o Alvinegro trocou de técnico na sétima rodada, após derrota em casa para o Palmeiras por 4 a 0. 

Vanderlei Luxemburgo desembarcou em Santos e arrumou o time. Na 15ª rodada, o time venceu o Flamengo por 2 a 0 na Vila Belmiro, e assumiu a liderança pela primeira vez. Na 16ª, perdeu por 1 a 0 para o Fluminense no Maracanã e foi ultrapassado pelo Palmeiras. No jogo seguinte, o primeiro lugar foi retomado com a goleada de 5 a 2 sobre o Criciúma, em casa.

O turno terminou com o Peixe em primeiro, mas na 25ª rodada uma derrota derrota para o Botafogo por 2 a 0 em Caio Martins o tirou outra vez da ponta, superado novamente pelo Palmeiras. Na rodada seguinte, o Santos faz 4 a 1 no Figueirense, em Mogi Mirim, e volta para a liderança. A grande briga do campeonato começou mesmo na 33ª rodada, quando o Peixe perdeu para o Internacional por 2 a 1 no Beira-Rio, e o Athletico-PR assumiu a primeira colocação.

Na 38ª partida, o Santos empatou em 1 a 1 com o Flamengo no Maracanã e recuperou a frente. Nessa mesma rodada ocorreu a morte em campo do jogador Serginho, do São Caetano. Na 40ª rodada, outra troca de posição com o Athletico-PR, após empate santista em 1 a 1 com o Criciúma em Santa Catarina.

O primeiro lugar do Santos só foi conquistado em definitivo na penúltima rodada, com a vitória fora de casa por 3 a 0 sobre o São Caetano. Na última rodada, o título foi confirmado com a vitória sobre por 2 a 1 sobre o Vasco, no Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto. O Alvinegro encerrou 2004 com 89 pontos em 46 jogos, com 27 vitórias, oito empates, 11 derrotas e 103 gols marcados, o recorde absoluto de ataque em uma edição de Brasileiro, até hoje nunca superado.

A campanha do Santos:
46 jogos | 27 vitórias | 8 empates | 11 derrotas | 103 gols marcados | 58 gols sofridos


Foto Djalma Vassão/Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!