Santos Campeão Brasileiro 2002

O Campeonato Brasileiro de 2002 foi o último em que o regulamento contou um sistema de mata-mata e uma final. Foram 26 os participantes da competição, que para variar, contou com polêmica antes do início. Figueirense e Caxias disputaram no tribunal uma das vagas na primeira divisão. O time gaúcho tentou jogar novamente o fim da partida contra o Figueirense, na última rodada do quadrangular final da Série B de 2001.

Tudo porque torcedores do time catarinense invadiram o gramado antes do fim do segundo tempo, o que fez com que o árbitro encerrasse antes do fim. No entanto, o resultado final do confronto foi mantido e o Figueirense ratificou o acesso. Resolvida a questão, o torcedor viu em campo surgir uma geração jovem de craques no time do Santos. Robinho, Diego, Elano e Alberto ajudaram o time paulista a quebrar 34 anos de jejum de taças nacionais.

Mas a garotada santista demorou a embalar, chegando até a frequentar a 19ª posição nas primeiras rodadas. A classificação só foi obtida no último jogo. Apesar da derrota por 3 a 2 para o São Caetano, um revés do Coritiba para o Gama ajudou o Alvinegro Praiano na tabela.

O Santos ficou em oitavo lugar, com 11 vitórias, seis empates e oito derrotas, fazendo 39 pontos em 25 rodadas. Foram 13 pontos a menos que o líder da fase, o São Paulo. São Caetano, Corinthians, Juventude, Grêmio, Atlético-MG e Fluminense foram os demais classificados. Embaixo, Palmeiras e Botafogo foram os times grandes rebaixados.

Nas quartas de final, o Peixe enfrentou justamente o São Paulo. Na Vila Belmiro, o Santos se mostrou amadurecido e abriu vantagem de 3 a 1 sobre a melhor campanha até então. E no Morumbi, o time voltou a vencer, de virada, por 2 a 1. Na semifinal, o adversário foi o Grêmio. Em atuação de luxo, o Santos fez 3 a 0 em casa na partida de ida. No Olímpico, os gaúchos até tentaram, mas o Santos perdeu apenas por 1 a 0 e se classificou para a final.

A última final da história do Brasileiro foi o clássico entre Santos e Corinthians, ambas as partidas no Morumbi. No jogo de ida, o Peixe não deu chance ao rival e venceu por 2 a 0. O jogo de volta foi um dos mais movimentados em finais. Robinho deu as famosas "pedaladas" e foi o protagonista da vitória de virada por 3 a 2, com o último sendo marcado nos acréscimos da etapa final. Assim, o Santos conquistou seu sétimo título nacional, o último da era do mata-mata.

A campanha do Santos:
31 jogos | 16 vitórias | 6 empates | 9 derrotas | 59 gols marcados | 41 gols sofridos


Foto Renato Pizzutto/Placar

Um comentário:

  1. Eu me lembro do melhor prepador físico do Santos em 2002, o professor, Antônio Barbosa!
    Que tbm participou da final, devido a expulsão do então técnico Emerson Leão!
    Mas não vejo créditos a este profissional!

    ResponderExcluir

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!