Santos Campeão da Libertadores 1962

Em 1962, o Santos era o melhor time de futebol do Brasil, e ia para sua primeira Libertadores embalado pela conquista da Taça Brasil de 1961. Era um representante a altura para derrubar a hegemonia do Peñarol. Depois de duas edições totalmente realizadas em mata-mata, a competição ganharia pela primeira vez uma fase de grupos.

Isso foi possível graças à introdução da vaga automática para o campeão anterior já na semifinal. A regra permitiu à Conmebol colocar nove equipes em grupos de três times. No total foram dez clubes participantes.

O Peixe ficou no grupo 1, ao lado do Cerro Porteño, do Paraguai, e do Deportivo Municipal, da Bolívia. E o time de Pelé, Coutinho e Pepe não teve problemas para passar de fase. Na Vila Belmiro, goleou os bolivianos por 6 a 1 e os paraguaios por 9 a 1. No Paraguai, empatou por 1 a 1, e na Bolívia, venceu por 4 a 3. O Alvinegro se classificou na liderança com sete pontos.

Na semifinal, o Santos enfrentou a Universidad Católica, do Chile. Em jogos difíceis, o Peixe empatou em 1 a 1 em Santiago e venceu por 1 a 0 em casa. Na outra chave, o Peñarol bateu o Nacional no clássico uruguaio e chegou na sua terceira decisão consecutiva.

A final entre Santos e Peñarol foi longa. Na ida, no Centenario, em Montevidéu, Coutinho decidiu para o Peixe, fazendo os gols na virada por 2 a 1. Na volta, na Vila Belmiro, o Santos não conteve o ataque uruguaio e perdeu por 3 a 2, sob tumulto: depois do terceiro gol do Peñarol, uma agressão ao árbitro vinda da arquibancada fez a partida ser suspensa. Ela chegou a ocorrer inteira por pressão santista, mas somente 51 minutos são considerados oficiais.

No jogo extra, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, tudo ocorreu tranquilamente. Pelé foi o craque da partida, marcando dois gols nos 3 a 0 do Peixe, que derrubou a supremacia uruguaia e trouxe o primeiro título de Libertadores para o Brasil.

A campanha do Santos:
9 jogos | 6 vitórias | 2 empates | 1 derrota | 29 gols marcados | 11 gols sofridos


Foto Arquivo/Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!