Ferroviário Campeão Brasileiro Série D 2018

A Série D chega ao ano de 2018 sem novidades, com exceção do fim da regra do gol marcado fora de casa ter peso dobrado. No mais, 68 times lutando por quatro vagas de acesso. Em campo, muitos candidatos ao título, mas no fim a festa ficou por conta do Ferroviário. Na onda dos rivais, que há anos passeiam nas divisões superiores, o time cearense se tornou o primeiro da capital a ter um título nacional.

Na primeira fase, o Tubarão foi líder do grupo A4, diante de Cordino (Maranhão), 4 de Julho (Piauí) e Interporto (Tocantins). A campanha contra estes adversários foi curiosa, pois o Ferroviário não venceu nenhum jogo em casa: empatou os três. Já como visitante, compensou vencendo dois e empatando uma partida. Ao todo, foram dez pontos que deixaram o clube na primeira colocação da chave.

No mata-mata, o clube voltou a enfrentar o Cordino, agora pela segunda fase. Se classificou com empate por 3 a 3 no Maranhão e vitória por 1 a 0 no Ceará. Nas oitavas de final, o adversário foi o Altos, o qual eliminou empatando por 1 a 1 no Castelão e vencendo por 4 a 2 no Piauí.

Nas quartas, o Ferrão fez o confronto mais difícil, contra o Campinense. Na ida, venceu por 3 a 2 em Fortaleza, e na volta, perdeu por 1 a 0 em Campina Grande. Na emoção dos pênaltis, a vitória por 5 a 4 deu o acesso aos cearenses. Na semifinal, o Tubarão enfrentou o São José de Porto Alegre. Venceu a ida por 3 a 1 no Castelão, perdeu a volta por 2 a 1 no Passo d'Areia e avançou à final no saldo de gols.

A decisão foi entre nordestinos, contra o Treze. E Mais uma vez o Ferroviário fez a partida de ida em casa. O time venceu por 3 a 0 no Castelão, com gols de Janeudo, Edson Cariús e Robson Simplício. A partida de volta foi no Amigão, em Campina Grande, onde o Ferrão soube segurar muito bem a vantagem.

O Tubarão perdeu apenas por 1 a 0, mas o resultado não diminuiu a festa do torcedor tricolor, que voltou para Fortaleza com a taça da Série D na bagagem. De quebra, o Ferroviário ainda fez o artilheiro da competição, o ídolo Edson Cariús, com 11 gols.

A campanha do Ferroviário:
16 jogos | 7 vitórias | 6 empates | 3 derrotas | 27 gols marcados | 18 gols sofridos


Foto Lucas Figueiredo/CBF

Um comentário:

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!