Brusque Campeão Brasileiro Série D 2019

A Série D de 2019 mostrou uma troca de cadeiras na hierarquia do futebol catarinense. Enquanto o Joinville não passou da primeira fase, o Brusque caminhou a passos largos rumo ao título inédito, que o coloca como a quinta força de Santa Catarina. A conquista também demonstra mais uma prova de como uma cidade pode se unir em torno de um objetivo.

Na primeira fase, o Quadricolor ficou no grupo 15. A estreia foi com vitória por 2 a 1 sobre o Boavista em casa. Na sequência, mais quatro vitórias que selaram a classificação do clube: 3 a 1 sobre o Foz do Iguaçu no Paraná, 3 a 2 sobre o Gaúcho no Augusto Bauer, 1 a 0 no time do RS em Passo Fundo e 5 a 0 no time paranaense em casa. Na rodada final, derrota para o time do RJ por 2 a 1 em Saquarema, que não tirou o time da liderança da chave, com 15 pontos.

Na segunda fase, o Bruscão eliminou o Hercílio Luz, com empate sem gols fora e vitória por 2 a 0 em casa. Nas oitavas de final, o reencontro com o Boavista, o qual empatou por 1 a 1 no Rio de Janeiro e venceu por 3 a 0 em Santa Catarina. Nas quartas, a disputa pelo acesso foi contra a Juazeirense. A ida aconteceu na Bahia, mas o Brusque perdeu por 1 a 0. A volta foi jogada no Augusto Bauer, e lá o time catarinense reverteu com maestria o confronto, goleando por 4 a 0 e obtendo a vaga na Série C de 2020.

A semifinal foi contra o Ituano, e o Quadricolor tornou a perder na ida, desta vez por 2 a 0. Na volta em casa, vitória pelo mesmo placar levou a disputa aos pênaltis. No fim, a festa foi do Brusque que venceu por 4 a 3 nas cobranças e foi à final.

A disputa derradeira pelo título foi contra o Manaus, e a primeira partida foi no Augusto Bauer. Diante de mais de 4 mil brusquenses, o time da casa abriu dois gols de vantagem, porém sofreu o 2 a 2 do adversário a oito minutos do apito final.

A situação ficou para ser definida na Arena da Amazônia, contra mais de 44 mil torcedores manauaras. O Bruscão saiu na frente com Júnior Pirambu, mas levou a virada no começo do segundo tempo. Até que, aos 38 minutos, Thiago Alagoano decretou outro 2 a 2 e outra disputa por pênaltis. Nenhum jogador do Brusque errou as cobranças, sendo o goleiro Zé Carlos o responsável pela última conversão, que deixou tudo 6 a 5 e deu a primeira conquista nacional ao clube do leste de Santa Catarina.

A campanha do Brusque:
16 jogos | 9 vitórias | 4 empates | 3 derrotas | 31 gols marcados | 14 gols sofridos


Foto Thais Magalhães/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários no blog são moderados. E NÃO ACEITAMOS SUGESTÕES!